segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Bolinhos de cenoura com damasco

Nada como um domingo bem tranquilo em casa. Nos últimos tempos eu tenho apreciado tanto isso... Primeiro, para poder ficar pertinho do meu bem, já que durante a semana estamos longe um do outro. Segundo, porque eu tenho a oportunidade de exercitar meus dotes culinários. Ainda mais com um provador oficial do meu lado! Na verdade ele adora minhas experiências, come tudo o que eu fizer com muito gosto, e ainda me da ideias de como fazer a receita com um outro ingrediente para dar um toque especial. Ultimamente ele tem tentado identificar os temperos que eu coloco na comida...e muitas vezes ele acerta!

Bom...aproveitando o o tempo disponível, os ingredientes que eu tinha em casa e uma receita que me deu uma curiosidade irresistível de saber o gosto, fiz uns bolinhos de cenoura com damasco que eu vi no blog Technicolor Kitchen, com algumas adaptações.



Sobre os croquetes, gostei muito:
1) da combinação cenoura com damasco - o sabor delicado, levemente adocicado
2) da facilidade de preparar - poucos ingredientes
3) do modo de preparo - bolinhos assados no forno.

A consistência da massa na hora de enrolar as bolinhas não era muito prática...ela se despedaçava fácil, ainda mais porque eu insisti em colocar um cubo de queijo dentro.
Mas o resultado foi surpreendente e delicioso!

Receita:
5 cenouras cozidas no vapor (bem macias)
10 damascos secos bem picadinhos
1 dente de alho amassado
1 cebola picadinha refogada num fio de azeite
1 colher de sopa de coentro
1 ovo
90g de uma mistura de farinhas de aveia, de trigo e de rosca
Cubos de queijo (usei comté, que eu tinha em casa)
Temperos: 1 colher de chá de cominho, sal, pimenta do reino à gosto.
Uma mistura de farinha de rosca e queijo parmesão ralado pra empanar

Amassar as cenouras cozidas com um garfo até não sobrar nem um pedacinho. Misturar os damascos picadinhos, o alho, a cebola, o coentro, os temperos e o ovo. Adicione a mistura de farinhas aos poucos, até formar uma massa compacta, no ponto de fazer uma bolinha. Se precisar, adicionar mais farinha. Abrir a massa na palma da mão (1 colher de sopa cheia), colocar um cubo de queijo e enrolar em forma de bolinha. Passar na mistura de farinha de rosca com queijo ralado (isso ajuda a compactar a bolinha) e colocar numa assadeira coberta com papel manteiga. Não precisa untar. Levar ao congelador por 20 minutos. Assar em forno preaquecido (10 minutos à 180°) por 20 minutos (no meu forno foi o suficiente) ou até os bolinhos que fiquem levemente dourados.

Uma delícia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...