quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Molho de tomate e chorizo ao vinho tinto para massas

A semana vai chegando ao fim e a geladeira esvaziando...
Com a perspectiva de passar o final de semana fora, tive que inventar algo para usar o que eu tinha na geladeira e não deixar estragar. No caso, esses belos tomates.


A minha inspiração veio depois de ver algumas receitas de massas bem apetitosas por aqui ou aqui. E juntando alguns outros ingredientes que eu tinha em casa, cheguei a esse molho de tomate com chorizo, um tipo de linguiça espanhola levemente picante (no meu caso), mas que pode ser bem mais potente. Para completar, um toque de vinho tinto, o que deixou o molho mais encorpado e com um gosto marcante.

 

Para chegar a esse resultado, eu usei (porção para 2 ou 3 pessoas):
4 tomates médios picados
1 cebola grande picada
1 dente de alho grande amassado

100 gramas de chorizo suave (pode ser linguiça calabresa) bem picadinho
1 fio de azeite
100g de molho pronto de tomate e mais um tantinho de água para aproveitar o restinho que ficou no fundo da lata
50mL de vinho tinto seco para uso culinário - você não vai botar daquele caro (eu usei um côtes du Rhône de mesa, mas aqui eu tenho mais opções, né?)
sal, pimenta do reino a gosto
tomilho (pode ser manjericão ou outra erva)
pimenta calabresa (para quem gosta)
queijo parmesão ralado

Refogar o alho amassado com um fio de azeite. Quando o alho começar a dourar, juntar a cebola e deixar alguns minutos, mexendo para não queimar. Quando a cebola ficar transparente, antes de dourar, colocar o tomilho, a pimenta calabresa e o chorizo picadinho. Deixar refogar algum tempo até que a cebola doure e que chorizo murche um pouco. Juntar os tomates picados e quando eles começarem a soltar a água, jogar o vinho tinto e deixar reduzir 5 minutos. Juntar o molho de tomate e um pouco de água se necessário. Deixar mais 5 minutos.
Cozinhar a massa conforme as instruções da embalagem, escorrer e misturar com o molho.
Servir com bastante queijo parmesão ralado.


Bom apetite!

Um comentário:

  1. Esse penne, assumo, me deixou com uma água na boca!
    =)
    E que tomates lindos! Quanta diferença dos frutos brasileiros!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...