quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Sopa chinesa de camarão e cogumelo negro

Hoje eu apresento a minha primeira receita para o blog. Com direito a foto e tudo.
Estamos oficialmente no ultimo dia de  verão, apesar de que o outono já mostrou sua cara faz tempo!
Agora que eu já estou bem organizada na minha casa nova, com direito a forno multifunção (micro-ondas + forno a convecção + grill), congelador e mixer, já posso ficar mais à vontade para testar minhas receitas.
Apesar de ser a primeira receita pro blog, não tive tempo de fazer nada especial. Fiz com o que eu tinha na geladeira mesmo. O resultado é esse:


A sopa é bem nutritiva e é perfeita para esquentar um pouco, mas sem ser pesada:
Para umas 6 porções, eu usei:
*1 talo de alho poro picadinho
*300g de camarão congelado (com certeza ficara melhor com camarões frescos)
*1 peito de frango
*4 cenouras picadas
*1 lata de milho
*50g de cogumelos negros desidratados
*100g de macarrão chinês tipo miojo
*1L de caldo de mexilhões (na verdade eu cozinheiro mexilhões esse fim de semana e guardei o caldo do cozimento para uma ocasião como esta) - ou 2 tabletes de caldo de galinha ou de peixe dissolvidos em 1L de água, ou mais
*suco de 1 limão
*1 colher e chá de gengibre em pó
*pimenta do reino
*um pouco de molho de soja (o caldo que eu usei ja era salgado)
*um fio de azeite
*coentro picado

Comecei hidratando os cogumelos em água quente durante 30 minutos. Enquanto isso, deixei o frango picado em pedaços pequenos no suco de limão, um pouquinho de molho de soja, gengibre em pó e pimenta do reino.
Numa panela funda, refoguei o alho poro em um fio de azeite, juntei o frango temperado, mexendo de vez em quando. Quando ele ficou branquinho, eu juntei os camarões já descongelados e refoguei mais um tempinho. Depois juntei cenoura, milho, cogumelo, o caldo e o coentro e deixar cozinhar na panela tampada até a cenoura ficar macia. No final, acrescentei o macarrão chinês e deixei mais uns 3 minutinhos.

Ficou uma delicia!

Um comentário:

  1. Katy, adorei sua repaginada!
    Senti falta, confesso, de seus posts.
    Mas tudo a seu tempo. ;)

    Confesso que sua primeira receita deixou-me com água na boca! (Ainda mais lendo à noite)

    Espero um dia provar alguma especialidade culinária sua.
    E, quiçá, ainda preparo uma delas.
    Beijos e abraços de saudade!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...