terça-feira, 4 de outubro de 2011

Pesto de salsão

Sim, sim...o pesto original é com manjericão.
Mas nada impede que a gente modifique e o faça com o que quiser. Já vi receitas de pesto de coentro, de folhas de rabanete e salsão.
Pois bem, o salsão é meu ingrediente do momento.

Esse molho é perfeito para ser servido com massas, com uma simples torradinha, com um peixe grelhado...enfim.


Para o pesto:
Folhas de um pé de salsão (somente as folhas, os galhos podem ser usados em saladas)
3 dentes de alho
1/2 xícaras de amêndoas
1/2 xícara de azeite de oliva, ou mais dependendo da quantidade de folhas

Acredite, somente as folhas de 1 pé de salsão rendem muito! As folhas são grandes e em grande quantidade.
Bater o alho com o azeite no liquidificador (ou melhor, no processador de alimentos função picar, moer) até virar uma pasta. Acrescentar as folhas de salsão e bater até os pedaços ficarem bem pequenos. Juntar as amêndoas e bater até virar uma pasta homogênea.
Para guardar, colocar na geladeira coberto com uma fina camada de azeite.

Se o molho for feito para ser servido imediatamente ou em no máximo 2 dias, pode-se juntar queijo parmesão ralado. No meu, como eu não quis colocar misturado, servi por cima de uma torradinha.

Bom apetite!

Um comentário:

  1. A sequência dos ingredientes é muito importante, coisa que você não explicou. Eu fiz como você sugeriu e ficou uma "meleca"!, uma sujeira só, no liquidificador realmente não dá, devido ao azeite Eu sugiro o seguinte: no PROCESSADOR, moa as folhas, reserve, moa as nozes (tem mais sabor que as amêndoas), junte o alho, reserve. Numa vasilha, vá misturando tudo e juntando o azeite. Fica forte, talvez com menos folhas fique melhor. Também coloquei um pouco de sal. Como eu nunca havia experimentado molho pesto, não tenho como comparar, mas até que ficou bom.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...