quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Tarte Tatin

Um belo dia meu chefe chega no trabalho com um saco enorme de maçãs do seu pomar e sai distribuindo com todo mundo...
Uma grande oportunidade para testar esse clássico da cozinha francesa, a tarte tatin. Para quem não conhece, é uma torta de maçã invertida. Na hora de preparar, começa-se pelas maçãs carameladas e só então coloca-se a massa por cima. E leva-se ao forno.
A lenda conta as irmãs Tatin a inventaram meio por acaso. Uma versão da historia conta que a torta ia ser servida, quando a forma caiu com a massa para baixo, e uma delas teve a ideia servir assim mesmo. Outra versão conta que a torta na verdade queimou. Assim, uma das irmãs decidiu de guardar as maçãs carameladas e de colocar uma massa por cima e de levar de novo ao forno, para que elas não queimassem ainda mais. Independente da verdadeira historia, a tarte tatin se tornou um grande sucesso!

O fato é que a torta é uma delicia! Ainda mais com uma bola de sorvete de baunilha, que derrete sobre a torta ainda quentinha... hum!!

O sorvete fica para outro momento, aproveito aqui e mostra a minha nova receita! Essa é a cara da torta depois de virada!


Para fazer uma torta igualzinha a essa você vai precisar de:
-1 massa básica para tortas - sablée
-8 maçãs
-Suco de 1 limão
-1/2 xícara de açúcar
-1/4 xícara de água
-1 colher de chá de manteiga
-canela em pó, noz-moscada e cravo moído

Começar cortando as maçãs em 4 pedaços e colocando numa bacia grande com o suco de limão e água suficiente para cobrir as maçãs. Descascar e tirar as sementes das maçãs, e colocá-las na bacia com água e suco de limão.
Quando todas as maçãs estiverem cortadas e descascadas, arrume-as no fundo de uma forma que vá ao forno. Quando o fundo estiver forrado, picar o resto das maçãs em pedaços pequenos e espalhar por cima dos pedaços maiores.
Preparar a calda, levando ao fogo a manteiga, o açúcar e a água junto com a canela, noz-moscada e cravo a gosto. Deixar formar um caramelo dourado, retirar do fogo depois de 5 minutos.
Despejar a calda sobre as maçãs e cobrir com a massa previamente esticada de um tamanho maior que a forma, para que sobrem bordas de uns 2cm. Encaixar a massa nas laterais da forma e dobrar a borda. Fazer um corte no centro da massa para deixar o vapor sair. Levar a torta para assar uns 40 minutos em forno preaquecido. A torta estará pronta quando a massa estiver ligeiramente dourada por cima.
Deixar esfriar uns 10 minutos antes de virar a torta num prato. Servir morna.
Dizem que não se deve deixá-la esfriar totalmente para virar, pois o caramelo pode grudar no fundo e a torta se desmanchar toda. Melhor não correr o risco.

O cheirinho da torta saindo do forno é maravilhoso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...