quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Mil folhas de doce de leite e nozes

Faz tempo que eu estou com um pote de doce de leite em casa esperando inspiração para fazer alguma coisa.
Conhecendo o poder açucarado do doce de leite, eu não queria fazer nada com mais açúcar (bolos, tortas, misturas com chocolates ou coisas do tipo). Por isso eu pensei em alguma coisa como um cheesecake, onde eu pudesse misturar com um queijo cremoso para quebrar um pouco o doce.
Eu pesquisei algumas receitas na internet de cheesecake de doce de leite, achei 2 tipos. Os que vão para o forno e os que não vão (e que para ficar durinhos, levam gelatina).
Achei melhor não fazer nem um nem outro, primeiro porque eu não queria fazer algo que fosse ao forno (ia demorar muito e eu ando meio sem tempo ultimamente), e depois eu nunca encontrei gelatina sem sabor nos supermercados da França. Talvez porque eu nunca tenha procurado direito.
Enfim, procurando outras receitas com o doce, achei essa de mil folhas usando somente doce de leite. Achei que ia ficar doce e enjoativo. Resolvi misturar um pouco com outras receitas por ai e criei essa composição para fazer uma outra camada, mascarpone e nozes trituradas.

Confesso que fica uma sobremesa consistente, deliciosamente doce!

E o doce de leite não precisa ser argentino ou uruguaio para ser bom! Meu doce de leite brasileiro estava perfeito.


Usei para 6 porções (ou 8 menores):

1 massa folhada
doce de leite, o quanto baste
mascarpone, o quanto baste
nozes
açúcar aromatizado de baunilha

Triturar as nozes, misturar com o mascarpone e o açúcar aromatizado de baunilha (só uma colherzinha de açúcar para perfumar) e reservar.
Abrir a massa em uma assadeira grande, fazer furinhos na massa folhada e assá-la no forno preaquecido por mais ou menos 10 minutos.
Quando retirar do forno, se ela estiver inchada, fazer mais furinhos para que ela abaixe. Deixar esfriar antes de fazer as camadas (quando você vir o mascarpone derretendo, você vai entender porque).
Cortar a massa em 4 pedaços iguais para preparar a montagem.
Passar doce de leite na primeira camada de massa, depois cobrir com uma segunda camada de massa. Fica mais facil de passar o recheio na parte da massa que ficou em contato com a assadeira. Passar o recheio de mascarpone generosamente na segunda camada e cobrir com outra camada de massa. Repetir a operação com o recheio de doce de leite, depois termine com mais mascarpone por cima. Colocar algumas nozes inteiras para enfeitar.
Deixar gelar por algumas horas antes de servir.

2 comentários:

  1. Katy, tu faz parecer tudo tão fácil quanto ir à uma padaria chique e comprá-lo.
    :)

    Arrasas na cozinha! Uma verdadeira chefe brasileira, com tempero francês.
    Jéremy (e o estômago dele) está em excelentes mãos. :P
    Bjos!!

    ResponderExcluir
  2. EU QUE ADORO FOLHADOS ACHEI ESTE DIVINO, DEVE TER FICADO UMA DELICIA.
    BJS

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...