quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Bolo básico de iogurte e variante com limão siciliano e sementes de papoula

Sempre tenho iogurte em casa. Tenho o hábito de tomar como sobremesa depois do jantar. Geralmente compro iogurte natural (normalmente 0% de gordura), uso mel e geleias para dar sabor, e sempre que tenho em casa, junto uma colher de sopa de gérmen de trigo. Não vou aqui descrever todos os benefícios do gérmen de trigo nem do iogurte, mas procuro consumir diariamente.

Como ultimamente não tenho estado em casa para o jantar, uma bandeja de iogurte estava na geladeira e eu não ia conseguir consumir até o final do prazo de validade. Aproveitando uma vontade de testar novas receitas, resolvi fazer o tradicional bolo de iogurte, umas das receitas mais conhecidas dos lares franceses.


O bolo básico é feito com um pote de iogurte (ou 2), e o pote serve para medir os outros ingredientes. Fácil até para crianças. Como eu queria provar o gosto do bolo básico e também o da variante limão siciliano sementes de papoula, fiz uma massa básica e dividi em duas partes, cada uma com alguns ingredientes específicos.

Ingredientes:
2 potes de iogurte (usei natural, 0% de gordura)
1 pote de óleo (usei de girassol)
2 potes de açúcar (usei demerara)
3 potes de farinha de trigo
3 ovos
1 pote de farinha de amêndoas (opcional, dizem que faz o bolo ficar mais macio)
1 colher de sopa de fermento

para a massa básica:
1 saquinho de açúcar perfumado com baunilha (1 colher de sopa)

para a variante limão e sementes de papoula
1 limão siciliano (raspas e suco)
2 colheres de sopa de sementes de papoula

Misturar todos os ingredientes da massa básica, menos o fermento. Quando a massa estiver bem homogênea, juntar o fermento e misturar levemente. (neste ponto eu dividi a massa em duas partes)
Para o bolo básico, juntar o açúcar de baunilha. Para o outro, juntar as raspas e o suco de limão e as sementes de papoula.
Untar duas formas com manteiga e polvilhar farinha de trigo (ou usar formas em silicone, o meu caso - usei 3 formas de mini-cakes e outra para 9 muffins). Encher até 3/4 de altura com a massa e assar em forno preaquecido a 180°.




Deliciosos com um café. As sementes de papoula dão um crocante e um gostinho especial, além das raspas de limão que perfumam bastante. Mas a versão básica é também muito boa.
Com essa receita e um pouco de imaginação, podemos criar varias associações, como maçã com canela, pera, laranja, maracujá, nozes, passas, ameixa, goiabada ... Essas são apenas algumas ideias que me vieram à mente agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...