quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Pain d'épices para foie gras

Pain d'épices é um bolo meio pão, cheio de especiarias e perfumado com mel...delicioso!
Sua origem é provavelmente chinesa, literalmente chamado "Pão de Mel", tal como o nosso no Brasil. Um pão feito com farinha, mel e outras ervas aromáticas (ou não) servido no século X como um verdadeiro alimento e não como uma sobremesa. No século XIII, os chineses levaram a tradição desse pão para os árabes. Estes, por sua vez, na época das Cruzadas da Idade Média, permitiram que os ocidentais o provassem na Terra Santa. Por volta de 1500, alguns monastérios na Alsácia (região entre a França e a Alemanha) o serviam na ceia de Natal. De la pra cá, ele caiu no gosto dos monarcas e ganhou espaço nas grandes mesas nas ocasiões importantes. Fonte aqui.

Por ser uma iguaria considerada chique aqui na França, é comumente servida na época de Natal, Ano Novo, grandes festas, grandes ceias. Muitas vezes acompanhado de foie gras (outra iguaria fina, embora controversa), ou mesmo uma Carbonade Flamande, receita do norte da França/Bélgica, carne ensopada cozida na cerveja.
(O pain d'épices e o foie gras se dão muito bem juntos. Vou preparar algo com eles para a ceia de Ano Novo, e posto aqui.)

Na verdade, não tem nada de complicado em fazer...basta algumas especiarias, coisa que eu sempre tenho na cozinha, e uma forma de cake.
A receita eu segui à risca daqui.


Para um pain d'épices grande, ou no meu caso 3 pequenos (em mini-formas de silicone), especial para foie gras (menos açúcar, mais especiarias, um toque de pimenta branca).

200g de mel
50g de açúcar mascavo
55g de manteiga
100mL de leite
1 ovo
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
½ colher de sopa de fermento em pó
220g de farinha de trigo (usei uma farinha metade trigo, metade centeio)
1 pitada de sal
2 colheres de chá cheias de especiarias por pain d'épices (noz-moscada, anis verde, anis estrelado, cravo, canela, gengibre, cardamomo, etc.)
½ colher de chá de pimenta branca
1 colher de chá de gengibre em pó
½ colher de café de noz-moscada moída na hora
½ colher de café de canela em pó*
4 cravos*
(*acrescentado por mim)

Preaquecer o forno a 200°C.
Em uma panela, derreter a manteiga com o leite, o mel e o açúcar (e os cravos). Reservar.
Misturar na tigela da batedeira a farinha, as especiarias, o sal, o fermento e o bicarbonato de sódio. Fazer um buraco no centro e despejar o conteúdo da panela (mistura de leite, manteiga, mel e açúcar). Bater até obter um massa homogênea. Juntar o ovo batido e bater de novo. Despejar o conteúdo numa forma de cake (bolo inglês, retangular e funda) e levar ao forno a uma temperatura de 180°C.
Assar por 30 minutos nessa temperatura, depois baixar o forno a 160°C e assar mais 10-15 minutos.
Fazer o reste do palito. Se ele sair seco, o bolo esta pronto.
Quando o pain d'épices estiver frio, conservar bem embalado em papel alumínio.
Para quem quiser fazer o pain d'épices normal, basta retirar a pimenta branca, e acrescentar mais açúcar para fazer 100g no total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...