quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Ratatouille

A receita é típica da região sudeste da França, Provença. O prato ficou mundialmente famoso graças ao filme da Disney, o ratinho que queria ser chef de cozinha. Os ingredientes são simples, saborosos, o segredo é o cozimento (longo e em fogo baixo) além do carinho na hora de preparar. Esse prato pode ser consumido como prato principal, vegetariano, entrando no clima da segunda sem carne


1 cebola grande picada
1 berinjela grande
2 abobrinhas
2 (ou mais) pimentões sem pele e sem sementes vermelho e verde (quanto mais colorido, mais bonito)
4 tomates sem pele (ou mais para um molho mais bonito)
azeitonas pretas sem caroço (opcional)
sal, pimenta do reino, ervas e alho a gosto

Começar colocando os pimentões cortados ao meio e sem sementes no grill, casca para cima. Deixar uns 15 ou 20 minutos até que a pele escureça e comece a fazer bolhas. Colocar num recipiente tampado por alguns minutos antes de retirar a pele.
Tirar a pele dos tomates e cortar todos os legumes em pedaços do mesmo tamanho.
Dourar a cebola no azeite, juntar o alho e as ervas. Juntar os pimentões. Depois juntar a abobrinha e a berinjela. Refogar um pouco, tampar a panela e deixar cozinhar uns 10 minutos. Nessa etapa, a abobrinha e a berinjela vão soltar bastante água. Juntar os tomates e cozinhar até que eles desmanchem. Juntar as azeitonas (opcional) e temperar com sal e pimenta do reino. Deixar em fogo baixo uns 10 minutos até reduzir o caldo.

Usei essas quantidade, mas no final achei que deveria levar mais tomates e mais pimentão para um resultado mais colorido e um molho mais consistente. Pelo menos mais um pimentão e mais uns 4 tomates.

Ainda assim, ficou delicioso. Serve de acompanhamento para carnes, frango, peixes ou sozinha com arroz branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...