segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Tapenade - Pasta de azeitonas

Essa é uma receita deliciosa, super fácil de fazer, se conserva relativamente bem, e os convidados ficam encantados.
A tapenade é uma pasta de azeitonas típica do sudeste da França. O nome "tapeno" tem origem provençal e significa alcaparras. A receita tradicional mistura um purê de azeitonas com alcaparras, alho, azeite de oliva e ervas. (Foto do Wikipédia)


A alcaparra é o botão de uma flor de uma arvore decorativa, do tamanho de uma ervilha, e é usada normalmente em conserva de vinagre como condimento em peixes e carnes.
Outras receitas de purê de azeitonas (verdes ou pretas) foram encontradas em regiões mediterrâneas desde 200 anos antes de Cristo, igualmente com ervas, alho, mas sem as alcaparras. Referência aqui.
Em outras receitas, acrescenta-se pinoles ou nozes. Ela fica perfeita também com castanha de caju (eu ja testei!).

A tapenade é mais comumente servida com torradas. Mas ela também pode ser usada (uma pouco por cima, por exemplo) para realçar o sabor de uma carne. Ela combina muito bem sobre um peixe branco, frango, carne, ou mesmo com pato (magret de canard).
Ela pode ser verde ou preta, dependendo das azeitonas utilizadas.


Usei:
100g de azeitonas (usei verdes) sem caroço
1/2 xícara de chá de azeite
2 dentes de alho sem casca e sem germe
1 colher de sopa de alcaparra
um punhado de nozes (ou pinoles, ou castanha de caju)
pimenta do reino a gosto, ervas de provença (ou orégano)

A receita é para ser feita num processador facilmente, ou num liquidificador, mas com um pouquinho de dificuldade (nada impossível). A ideia é começar triturando alguns ingredientes e ir acrescentando os outros aos poucos para que a mistura fique bem homogênea. As azeitonas devem ser acrescentadas por ultimo, e não deve ser triturada demais. No final, eles devem ficar em pedaços bem pequenos, mais ainda visíveis. Se processadas demais, vira uma pasta.
Começar triturando o alho com o azeite num processador até formar uma pasta bem homogênea. Juntar as alcaparras e continuar processando. Juntar as nozes e continuar processando. Juntar um pouco de pimenta do reino e as ervas e misturar bem. Não é necessário juntar sal, pois as azeitonas e as alcaparras já são bem salgadas. Nesse ponto, a mistura deve estar bem homogênea. Juntar as azeitonas e processar aos poucos até que elas estejam reduzidas a pedaços pequenos. No liquidificador, talvez seja difícil de triturá-las. Nesse caso, acrescentar um pouco mais de azeite e misturar com uma colher pode ajudar (atenção: tirar a base da tomada e retirar o copo da base para isso).



Servir com torradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...