sábado, 21 de janeiro de 2012

Arroz marroquino

A primeira vez que eu comi arroz marroquino foi minha irmã que fez. Para mim, na época, achei estranha a mistura de frango com carne num prato só, ainda mais com um tempero inusitado (ela usou somente um bastão de canela na hora de cozinhar o prato, ao invés da pimenta síria = pimenta da jamaica). Fiquei encantada com o sabor.
Um dia desses, deu uma vontade de fazer algo parecido, e achei essa receita aqui, no Dedo de Moça e essa outra, que leva carne moída.

Um prato único, fácil, pode aproveitar sobras de carne moída, de frango e de arroz cozido, e além de tudo, gostoso! Gostoso mesmo, desses que podem ser servidos quando temos visitas para o jantar e quando queremos impressionar fazendo algo simples, mas com muito carinho.


Para isso:
3 cebolas cortadas em meia-lua
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de açúcar
300g de peito de frango cozido e desfiado (aproveitei esse frango para fazer o caldo usado na receita, como nesse post aqui)
2 colheres de sopa de azeite
1 xícara de amêndoas sem pele cortadas em lâminas e torradas (ver aqui como tirar a pele das amêndoas)
2 xícaras de chá de arroz cozido (*usei 1 xícara e mais um pouquinho de arroz integral cru)
4 xícaras de chá de caldo de frango (usei o caldo caseiro)
1 colher de sopa rasa de uma mistura de 4 especiarias (canela, cravo, noz-moscada e pimenta do reino), que imita o aroma da pimenta da Jamaica
* uma pitada de páprica e de cúrcuma (acrescentei)
sal a gosto
* 200g de carne moída (acrescentado por mim, que eu cozinhei junto com o arroz)

Cortar as cebolas em fatias finas. Levar ao fogo com 1 colher de sopa de azeite, manteiga e o açúcar até que elas fiquem marrons. Isso demora uns 30 minutos ou mais, mexer de vez em quando para que elas não grudem no fundo da panela. Desfiar o frango. Quando as cebolas estiverem marrons, juntar o frango, uma pitada de paprica e de cúrcuma para deixar o frango mais colorido e deixar dourar um pouco. Reservar.


Na mesma panela, colocar a outra colher de azeite e dourar a carne moída e a pimenta síria até dourar. Juntar o arroz, refogar até que ele fique transparente. Juntar o caldo de frango e cozinhar em fogo baixo com a panela tampada até ficar só um dedo de água no fundo da panela a água.  Juntar o frango com as cebolas, misturar bem, e desligar o fogo.


Tostar algumas amêndoas sem casca aquecidas numa panela sem gordura. Servir sem demora!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...