domingo, 22 de janeiro de 2012

Azeite aromatizado e conserva de alho

Podemos chamar de azeite aromatizado com alho e ervas, ou de conserva de alho. O fato é que eu aproveito tanto o azeite, que fica delicioso, quanto o alho, que fica super macio, basta apertar com o garfo e ele se desmancha.


Para um pote de vidro de 300mL, eu usei:

2 cabeças de alho
azeite o quanto baste para que o alho fique totalmente submerso
ervas (usei ervas de provença)
um galho de tomilho
2 folhas de louro
1 colher de sopa de pimenta rosa

Esterilizar o vidro e a tampa, fervendo-os durante 10 minutos, eles devem estar completamente submersos na água. Retirar e deixar secar completamente sobre uma gradinha ou um pano de prato limpo.
Primeiro, verificar a quantidade de alho dentro do vidro, para não sobrar alho fora do pote. A quantidade de azeite deve ser suficiente para cobrir totalmente os dentes de alho.


Numa panelinha, levar o alho coberto com azeite ao fogo baixo, o mais baixo possível. O alho vai cozinhar nessa azeite durante 20 minutos, até que fique bem macio.


Colocar as folhas de louro e arrumar as ervas dentro do vidro, colocar os dentes de alho e por último o azeite ainda quente. Tampar. Guardar num lugar escuro e arejado durante pelo menos 15 dias antes de consumir.

Você pode usar o que quiser para aromatizar o azeite, como alho, tomate seco, tomilho, louro, alecrim, orégano, pimenta do reino em grãos, pimenta rosa, pimenta calabresa, pimenta malagueta, pimenta dedo de moça... a criatividade é o limite.




Um comentário:

  1. Sempre como esse alho no azeite no rj. Pesquisri na internet e achei esse blog. Obrigado pelas dicas. Fiz aqui, porém acho que errei pois com cerca de 10 minutos no fogo, o alho ficou amarronzado e frito por fora... Vou deixar em conserva pra ver se ficará bom, mas nas fotos aqui do seu blog o alho ficou Branquinho... Obrigado!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...