terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Camarão alho e óleo

Um dia desses me deu uma saudade de Recife.... o que não é raro. Acho que foi a virada do ano. Lembrei que estava la nessa época no ano passado.
Saudades das pessoas, das praias, do sol, do calor, dos lugares, das comidas...
E me deu uma vontade de ir para uma praia numa manhã bem cedo durante a semana para tomar sol, me instalar confortavelmente num cadeira de praia, daquelas coloridas que ficam estendidas à nossa espera nas areias de Boa Viagem. Tomar uma água de coco e pedir um prato de camarão ao alho e óleo na Confraria do Mar quando eu tivesse fome. Eu sei que a Confraria do Mar não fica  perto da praia, mas na minha imaginação tudo é possível. Bons tempos, os dos rodízios de camarão...
(não ganhei nada da Confraria do Mar para fazer esse post, mas ele faz parte das minhas lembranças)
Como aqui eu não tenho praia,
nem sol (chuva e vento),
nem calor (os 5° la fora me confirmam),
nem cadeira de praia,
nem água de coco
só me resta o camarão ao alho e óleo.
E como não tem restaurante que o prepare por mim (camarão aqui é servido frio, em geral), mãos à obra!


500g de camarão (quanto maior, melhor)
3 dentes de alho picado
sal, pimenta do reino e pimenta calabresa (um pouco de picante para ficar mais quente)
azeite (ao invés de óleo)

Tentei explicar que a graça do camarão ao alho e óleo é a casca crocante do camarão, a carapaça mesmo fritinha, com pedacinhos de alho. Eu tiro somente a cabeça e a cauda e como o resto. Meu namorado não tem a mesma opinião. Ele preferiu descascar os camarões.

Refogar o alho picado numa panela aquecida com azeite. Deixar o alho ficar douradinho e juntar um pouco de pimenta calabresa. Juntar os camarões limpos (sem cabeça ou sem pele, a gosto do freguês). Refogar um pouco, mexendo de vez em quando até que os camarões estejam envolvidos com o azeite e o alho picado. Temperar com sal e pimenta do reino. Servir imediatamente, com limão para quem gosta.


Hum...os aromas desse prato são excelentes! Me lembram alguma reunião com amigos num barzinho, restaurante, onde esse prato é sempre servido em alguma mesa vizinha (quando não é na nossa).

E para acompanhar, uma boa musica nordestina...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...