domingo, 8 de janeiro de 2012

Foie gras com peras caramelizadas e crumbles de pain d'épices

E voilà uma receita com o foie gras, iguaria das mais finas da gastronomia francesa. Sem entrar na discussão de como as pobres aves são alimentadas, concordo que o foie gras é muito bom. Confesso que levei um certo tempo até me acostumar, comi 2 vezes sem me empolgar, e de la pra cá, eu adoro!
Existem marcas e marcas, vários tipos de preparo, e quando o negocio é bem feito, é bom mesmo!
Normalmente se compra em latas ou vidros de conserva, onde ele é ligeiramente cozido com sal, pimenta do reino e algumas vezes com armagnac, vinho do porto ou outra bebida aromatizante. Ele é coberto com a gordura do próprio pato, o que forma uma película protetora.

Ele é servido cortado em fatias, e não retirado da lata como um patê para passar no pão. Deve ser servido sobre torradas ainda quentinhas. Pode-se acompanhar com frutas (como maçã e peras) ou com uma geleia de figos, ou de cebolas, ou outra de sabor ligeiramente adocicado.

Eu particularmente adoro a combinação foie gras - peras.
O pain d'épices é um bolo-pão parecido com o pão de mel, sendo menos doce, perfumado com varias especiarias como gengibre, canela, cravo, noz-moscada e mel. Todas essas especiarias junto com o foie gras fazem uma combinação perfeita e que vale a pena ser testada.


Para essa receita eu usei:
100g de foie gras gelado em fatias (deixar na geladeira pelo menos 1h facilita o corte)
1 pera sem casca e sem sementes cortada em cubinhos
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de açúcar
1 pitada de noz-moscada (fica perfeito também com pimenta da Jamaica)
2 cravos
pain d'épices, feito aqui
algumas amêndoas sem pele (ver como tirar a pele das amêndoas aqui)

Cortar o pain d'épices em cubos pequenos, espalhar numa assadeira com as amêndoas e levar ao forno por 10 minutos.


Passar no mixer para fazer uma farofa. Reservar. Fazer um caramelo com o açúcar e a manteiga. Juntar os cubos de pera, os cravos, a noz-moscada e deixar caramelizar. Quando a pera estiver macia, mas bem antes de começar a desmanchar, desligar o fogo. Alguns minutos antes de servir, colocar fatias de pain d'épices e a farofa no forno por 10 minutos. 
Para a montagem num copo ou num aro no momento de servir. Colocar uma fatia de pain d'épices tostado, uma fatia de foie gras, uma camada de pera, cobrir com a farofa de pain d'épices. Regar com a calda das peras.





Ficou uma maravilha!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...