domingo, 8 de janeiro de 2012

Mini-tomates recheados com atum e ricota

Eu sou louca por tomate. Ainda mais se eles forem pequenos. Aquela sensação gostosa quando ele explode na boca depois de uma mordida...adoro! Tomate cereja, uva, cocktail, vermelhos, amarelos, como for! Sempre que eu vou no supermercado, eu trago. Não resisto. Eles não duram quase nada na geladeira. Na maioria das vezes eu como puro, sem nada. Outras vezes (quando sobra), eu uso em alguma receita, como saladas ou no macarrão. Uma vez comprei no mercado umas 3 caixinhas, bem barato. Procurei algumas receitas para fazer...não deu tempo! Quando eu vi, já não tinha quase nada.
Dessa vez comprei para fazer essa receita. Tentei me controlar. E valeu a pena.


Já fiz essa mesma receita com tomates do tamanho normal. Já usei o mesmo recheio com abobrinhas. Gosto bastante de fazer legumes recheados, como berinjela, abobrinha, cogumelos grandes...
Como recheio costumo usar carne moída refogada (colocar um ovo para dar a liga) ou esse creme de atum desta receita. Fiz uma vez abobrinhas redondas recheadas com camarão e ficou divino! Como isso foi antes do blog, prometo fazer outra para postar.

Por enquanto vai essa mesmo:

Mini-tomates (cereja, cocktail, uva, ...)
1 lata de atum natural (escorrer a água)
200g de ricota
azeitona
temperos: sal, azeite, alho amassado, pimenta calabresa, ervas de provença

Amassar o atum com o garfo. Misturar os temperos e a ricota. Reservar. Cortar os tomates em 2 e retirar as sementes e as paredes com uma colherzinha. Deixar escorrendo com a abertura para baixo enquanto limpa os outros. Rechear os tomatinhos, e cobrir com uma rodela de azeitona, pimenta calabresa e deixar na geladeira até o momento de servir.

PS1: Na hora de comprar, não achamos os tomates cocktail, que são maiores e mais fáceis de rechear; usamos esses mais compridos. Por esse motivo (praticidade); cortei no meio e fiz barquinhos.
PS2: Esse patê de atum é ótimo para sanduíches. Como eu não gosto de maionese, principalmente essas compradas prontas (as caseiras até que eu como de vez em quando), uso ricota, requeijão, mascarpone, cream-chesse em sua substituição.

Um comentário:

  1. Kati,
    Aqui em casa todos nós gostamos de tomates, legumes e verduras. Esses tomatinhos recheados ficaram com um aspecto delicioso. Por mim, comeria todos! -risos.Desde cedo eduquei os meus filhos a consumir e apreciar essas delícias.
    Bjos,
    Vânia.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...