quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Peixe ao molho de laranja

Um molho de laranja bem fácil e rápido para acompanhar esse filé de tainha fresco. A receita veio daqui. Adaptei aos meus ingredientes.


Para o molho de laranja:
suco de 2 laranjas (1 xícara de chá)
1 colher de sopa de mel
uma pitada (generosa) de gengibre em pó (se for fresco ralado é ainda melhor)
1 colher de chá de fumet de poisson (um caldo de peixe concentrado, já é salgado, por isso não usei mais sal) - opcional, mas se não botar, junte um pouco de sal e pimenta do reino
1 colher de sopa de manteiga gelada

Temperar a tainha com sal, limão e pimenta do reino e grelhar no azeite. Salpicar um pouco de tomilho em cima. Quando estiver dourado, retirar o peixe e colocar na panela todos os ingredientes do molho, menos a manteiga. Deixar reduzir, até ficar com consistência de um xarope. Juntar a manteiga gelada, misturar bem. Servir sobre o peixe.



Eu servi esse peixe com um arroz 3 grãos (negro, selvagem e integral).


4 comentários:

  1. Kati,
    Que receita apetitosa, realmente muito bonita e saudável, as fotos também ficaram lindas, parabéns.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Obrigada!
    O molho ficou muito bom. Farei mais vezes, talvez com frutas diferentes.
    Gosto muito do sabor adocicado das frutas em contraste com as carnes.
    Algumas sugestões:
    Laranja com hortelã com um frango (aproveitando a sugestão da Vânia de acrescentar hortelã, acho que fica realmente bom);
    Maracujá com peixe (salmão?);
    Manga com uma carne bovina;
    Ameixas secas com carne de porco;
    Pêssego com um filé de pato.

    Alguém tem alguma outra sugestão?

    ResponderExcluir
  3. Minha chére amie,

    Que alegria a minha de poder conhecer seu blog! Coisas tão lindas, e receitas tão gostosas, fotografias de dar água na boca,tudo no maior capricho e com muita simpatia!

    Muito prazer,
    Esperando "revê-la" em breve,
    Renata

    P:S: Estive em Lille de passagem, por algumas vezes para tomar o ferry Callais Dover mas nunca tive a oportunidade de conhecer essa região, que me parece tão bonita...quem sabe um dia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata,
      Seja sempre bem-vinda no meu blog.
      E se um dia você tiver a ocasião de vir em Lille, é só me dizer e eu terei o prazer de lhe apresentar a cidade!
      Até breve!
      Katiane

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...