terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Peras ao vinho

Peras ao vinho é uma sobremesa tipicamente francesa, meio fora de moda atualmente, mas que não deixa de ser uma ótima sobremesa e uma boa forma de se comer frutas.
As peras descascadas e sem sementes são cozidas até ficarem macias, mas não muito moles, numa calda de vinho tinto com raspas de laranja e especiarias. No final (e opcional), ela é servida com um dose de creme de cassis (ou licor de cassis), ou com sorvete de baunilha e chantilly.
Não existe UMA receita de base, o que existe são inspirações e diferentes combinações de especiarias, como você pode ser nesse site aqui.


Eu usei:
3 peras
suco de 1/2 limão
1 xícara de chá de água
1 xícara de chá de vinho tinto seco
1/2 xícara de chá de açúcar
raspas de uma laranja
um bastão de canela
4 cravos
2 colheres de sopa de mel
pimenta do reino em grãos e uma pitada moída na hora
(fique à vontade para acrescentar gengibre, noz-moscada ou cardamomo)

Com um descascador de legumes, retirar a casca da laranja, só a parte laranja, sem chegar na parte branca. Levar todos os ingredientes, menos as peras, ao fogo alto.
Descascar as peras e mergulhá-las numa tigela com água gelada e suco de limão para que elas não escureçam. As peras podem ser inteiras com ou sem sementes (nesse caso, fazer um furo no meio e tirar as sementes), se for cortada ao meio ou em 4, retirar as sementes.
Quando a calda começar a ferver, baixar o fogo e juntar as peras. Deixar cozinhar durante uns 10-15 minutos, até que elas fique macias, mas ainda firmes, longe de estarem desmanchando.
Retirar as peras e reservar para que parem de cozinhar. Deixar a calda no fogo alto para reduzir de volume até a metade, ela vai ficar um pouco mais espessa. Deixar esfriar um pouco e juntar as peras.


As peras podem ser servidas mornas ou frias, acompanhada de creme (ou licor) de cassis.


2 comentários:

  1. Kati,
    Aqui no nordeste talvez fique melhor com sorvete de baunilha, mas não deve perder em nada o agradável sabor das peras cozinhadas no vinho.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. O creme de cassis realça o sabor das especiarias. O sorvete de creme, para mim, nem é necessário, e eu não sou fã de chantilly. Gosto mesmo é das peras geladinhas, com bastante calda!
    Vânia, se você fizer com sorvete de baunilha, me conta como ficou!
    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...