quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Rolinhos crocantes de queijo com mel ou goiabada

A base dessa receita é a massa filo (no Brasil), uma massa fina como uma folha de papel que fica deliciosamente crocante quando assada no forno. Lembra um pouco a massa de rolinho primavera, mas é bem mais fina que a massa de pastel.


Aqui na França temos também as chamadas folhas de brick, que são muito parecidas com a massa filo. Ambas são usadas em receitas doces ou salgadas, são finas e crocantes. A folha de brick é redonda e pode ser assada no forno ou na frigideira com um pouco de óleo, enquanto que a massa filo é retangular e deve ser assada somente no forno. Como essa receita vai ao forno, tanto faz usar uma quanto a outra. Usei a folha de brick, que é facilmente encontrada em qualquer supermercado daqui.


O recheio fica por conta da criatividade de quem fizer. Evitar os recheios que soltem água ou muito moles.
A dica da embalagem é besuntar com manteiga ou óleo antes de ir pro forno. Eu acho que não precisa. A massa fica douradinha e crocante o suficiente sem isso.
 
A forma da massa permite dobrá-la de varias formas. Por ser redonda, pode-se fazer trouxinhas, colocando o recheio no meio e amarrando as pontas (nesse caso, se o recheio for mole ou soltar liquido, as trouxinhas correm o risco de se romper no fundo, melhor usar 2 folhas). Usando a metade da folha, podemos fazer triângulos, como os samossas (tipo de pastel indiano), ou rolinhos (como rolinho primavera).

Para o recheio 1 usei:
queijo de ovelha
nozes quebradas (em pedaços ainda grandinhos)
mel
tomilho
Para o recheio 2 usei:
queijo de ovelha
goiabada

 


 


Abrir a massa com cuidado, cortar em duas metades. Em cada metade, colocar o recheio formando uma tirinha da largura do rolinho. Colocar o queijo, as nozes, o tomilho e mel por cima. Dobrar as laterais para dentro e enrolar. Assar os rolinhos em forno preaquecido até dourar.

Essa receita entra no clima da segunda sem carne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...