domingo, 15 de janeiro de 2012

Sopa de ervilha e abobrinha

Por aqui o inverno esta ficando mais pesado, e a necessidade de comer algo quente quando eu chego em casa é enorme. Quando eu não tenho muito tempo, eu uso sopas de saquinho. Daquelas que é só dissolver em agua fervente, mexer alguns minutos e pronto. Mas não tem nada melhor que uma verdadeira sopa com legumes frescos, feita na hora.
Dessa vez eu me inspirei nessa sopa de legumes feita aqui. Adoro abobrinhas de todo jeito. Especialmente em sopas. A delicadeza do seu gosto permite a associação com diversos produtos, como queijo, temperos (curry, por exemplo) ou outros legumes (brócolis, ervilha, cogumelos e tantos outros). Essa sopa foi feita com ervilhas, abobrinhas e pode ser servida com pedacinhos de bacon grelhado.


Devo dizer que o bacon que temos aqui na França não é o mesmo que o bacon do Brasil. Aqui, o bacon é o defumado feito do filé do porco sem gordura aparente. A parte com pele e gordura (o que chamamos bacon ou toucinho no Brasil) aqui é chamado de poitrine ou lardon. Esse sim é muito mais gordo. O bacon daqui esta mais para um presunto de porco defumado sem gordura, e foi o que eu usei.

Para umas 8 porções (a sopa rende bastante!):
3 abobrinhas em rodelas
500g de ervilhas em conserva (escorridas e lavadas com água)
Talos de brócolis - não consta na receita original, mas eu tinha em casa (usar as flores para outra receita)
2 echalotas picadas (cebola pequena, longa e com um sabor mais delicado)
2 dentes de alho picados
azeite
1 cubo de caldo de legumes dissolvido no leite (o quanto baste)
leite, o quanto baste, usei uns 500mL
fatias de bacon sem gordura

Aquecer o azeite, dourar o alho e a echalotas. Juntar a abobrinha, os talos de brócolis e deixar refogar um pouco. Juntar o caldo de legumes dissolvido no leite e deixar cozinhar em fogo baixo. Juntar as ervilhas e deixar cozinhar até que a abobrinha esteja macia. Bater tudo no liquidificador com o quanto baste de leite.
O bacon é opcional. Para quem quiser, basta colocar as fatias abertas no microondas, envolvidas em papel toalha e aquecer em potência máxima por 2 minutos. Faz barulho, é normal, mas o bom é que parte da gordura é absorvida pelo papel toalha.
A receita original leva creme de leite e requeijão (ou queijo tipo polenghinho), mas eu não coloquei. Para ficar um pouco mais cremoso e mais leve que a receita original, cozinhei os legumes no leite ao invés de água.

Adorei a combinação ervilha-abobrinha! Com certeza essa sopa vai se repetir la em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...