segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Sopa de grão de bico

Gosto muito de grão de bico. Em salada, em pratos quentes, como for.

Um dia desses, procurei por sopa de grão de bico na net, e achei essa sopa marroquina feita com grão de bico, tomate e cenoura, com algumas especiarias para dar um gosto especial e essa daqui, que mistura grão de bico com vários legumes.

Resolvi fazer uma mistura das duas, vários legumes e usar com Ras el hanout (que é uma mistura pronta de cúrcuma, cominho, sal, pimenta caiena, feno-grego (alforva), coentro, pimenta do reino, gengibre, funcho e alho), que é muito utilizada nos temperos do couscous tradicional marroquino, mas que pode ser substituída por curry, cominho e outros que fazem parte da sua composição.

Essa mistura pode parecer apimentada, mas não! A sopa fica temperada, com um sabor diferente, mas não é picante de forma alguma. Nada impede aos amadores de aumentar a dose de pimenta, né?

Aproveitei que os dias de inverno estão ficando cada vez mais frios e resolvi fazê-la. Um prato completo, nutritivo e que esquenta.


200g de grão de bico cozido escorrido
400g de tomates pelados (1 lata ou 5 tomates sem pele)
3 cenouras em cubos pequenos
3 talos de salsão picados
1 cebola em cubos
1 talo de alho-poró (parte branca)
2 dentes de alho
1 colher de chá de Ras el hanout
coentro
azeite

Começar dourando a cebola, o alho-poró e o alho no azeite, juntar o Ras el hanout e mexer bem. Juntar os tomates pelados com o suco da lata, a cenoura, o salsão e o grão de bico e deixar cozinhar até que a cenoura esteja bem macia. Juntar o coentro picado e servir quente, com alguns croutons.



Esta receita se encaixa no projeto Segunda sem Carne.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...