quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Vaca atolada

Um clássico da cozinha mineira, a vaca atolada é um prato completo, que precisa só de uma farofinha (usei de dendê) para acompanhar. Uma boa receita para o fim de semana, que demora para cozinhar (mas é justamente ai que mora o segredo), mas que rende bastante e fica muito gostosa! Minha inspiração veio daqui.


Usei:
1kg de macaxeira (aipim, mandioquinha) em cubos grandes
1kg de carne de costela não muito gorda (usei músculo) em cubos grandes
2 cebolas grandes cortadas em meia-lua bem finas
2 colheres de sopa de azeite ou óleo
2 dentes de alho picados
sal, pimenta do reino
coentro e cebolinha picados
* Não usei o caldo de carne (acho que não precisa) e nem tomates. A pimenta eu deixei para a farofa.

Para a farofa de dendê:
1 cebola triturada (no processador de alimentos) ou ralada
2 colheres de sopa de azeite de dendê
pimenta, a gosto
1 xícara de chá de farinha de mandioca

Começar dourando todos os lados da carne numa panela bem com uma colher de óleo (se precisar, fazer em duas vezes). Reservar. Na mesma panela, juntar outra colher de óleo e dourar bem a cebola em fogo baixo até que fique bem dourada, quase marrom. Juntar o alho picado, a cebolinha e deixar refogar mais um pouco. Juntar a carne, misturar bem, juntar sal, pimenta do reino a gosto. Juntar os cubos de macaxeira e cobrir com água até a altura da carne, não mais. Deixar ferver, abaixar o fogo, tampar a panela e deixar cozinhar por 2 ou 3 horas, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Juntar mais água se necessário durante o cozimento.


 Para servir, fiz somente uma farofinha de cebola com azeite de dendê. Passar a cebola no processador até obter pedaços bem pequenos, dourar no azeite de dendê. Juntar a farinha e deixar torrar um pouco.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...