terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Bolo de chocolate de liquidificador

Esse fim de semana para mim foi de muito trabalho, por isso a ausência de receitas...não tive tempo para fazer nada. Nada mesmo!
Mas, para compensar, essa semana resolvi fazer um bolo de chocolate. Rápido e sem muitos ingredientes, porque eu não tinha tempo para ir às compras. Achei na net esse bolo de chocolate de liquidificador que usa somente 2 ovos. Era o que eu tinha na geladeira! Adaptei um pouquinho, porque eu quis usar farinha de amêndoas para dar uma maciez extra ao bolo.


Os ingredientes:
  • 1 xícara (chá) de achocolatado ou chocolate em pó (usei 100% cacau, sem açúcar)
  • 1 xícara (chá) de açúcar (usei mais uma colher de sopa de açúcar de baunilha)
  • 2 xícaras (chá) de trigo peneirado (usei 50g de amêndoas tostadas e processadas, o que me deu quase 1 xícara de farinha de amêndoas, completei com farinha de trigo até dar 2 xícaras)
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 2 ovos
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • Calda: (Não usei calda)
  • 1 colher (sopa) de margarina
  • 3 colheres (sopa) de achocolatado ou chocolate em pó
  • 3 colheres de açúcar
  • 1 xícara (chá) de leite
Modo de Preparo
  • Unte uma forma de buraco pequena com margarina manteiga e trigo
  • Reserve
  • Bata no liquidificador, o óleo, o leite e o ovo
  • Acrescente Misture na mão o trigo, o açúcar e o achocolatado
  • Bata novamente (a mistura ficou muito pesada para bater no liquidificador)
  • Em seguida acrescente o fermento e bata misture
  • Despeje na forma e leve ao forno em temperatura média por cerca de 35 minutos
    Calda:
  1. Em uma panela coloque no fogo médio a margarina para derreter
  2. Assim que derreter coloque o açúcar e em seguida o achocolatado, por último acrescente o leite
  3. Mexa de vez em quando para não gastar, espere engrossar um pouco e despeje ainda quente no bolo


O bolo ficou bem escuro porque usei cacau, que é bem mais forte que o achocolatado e sem açúcar. Para quem está acostumado com bolo muito doce, o que não é o meu caso, talvez seja melhor aumentar a quantidade de açúcar ou usar um achocolatado. Eu gostei assim mesmo. As amêndoas conferem um toque de maciez além de um perfume muito agradável.



4 comentários:

  1. Kati, lindo bolinho de chocolate amiga e muito simples de realizar!

    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Beth!
      Procurei uma receita simples mesmo e com poucos ingredientes (eu só tinha 2 ovos na geladeira).
      E pode ter certeza que ele ficou uma maravilha!
      Beijos

      Excluir
  2. Kati,
    A primeira vez que visitei a Europa pedi açúcar para comer bolo, hoje eu divido por 2 a quantidade tradicional de açúcar, como eu era formiga...
    O bolo está perfeito, adorei, o açúcar deve estar delicioso.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vânia,
      Pois é, no Brasil consumimos muito açúcar. Mas isso é porque temos uma grande produção de cana e o produto não é caro, diferente da Europa.
      Na minha família, sempre tivemos o hábito de consumir pouco açúcar, reduzindo a quantidade nos bolos, não usando nos sucos de frutas, essas coisas.
      Mas aqui na Europa é ainda mais, você tem razão. Alguns bolos são de fato menos doces (mas não todos), as pessoas preferem o chocolate amargo (amargo mesmo, com mais de 70% de cacau), tomam chá e café sem açúcar (chá tudo bem, prefiro sem, mas café sem açúcar ainda estou tentando me adaptar, às vezes não tenho escolha!).
      São hábitos mais saudáveis que não deixam de ser gulosos! heheh
      Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...