quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Dahl de lentilha e arroz - tempero indiano

Depois de um período bem agitado, em que estive longe da minha cozinha, estou de volta com um prato delicioso e saudável. Quando eu era pequena, eu não gostava de lentilhas. Mas depois de alguma tempo, resolvi dar uma segunda chance a elas, lembrando que o paladar muda com o tempo, e algo que a gente não gosta quando é pequeno, pode virar um prato preferido alguns anos mais tarde.

As lentilhas ainda não viraram meu prato preferido, mas estou gostando bastante de poder agregá-las à minha alimentação. Dessa, vez, uma inspiração indiana.
O dahl é um prato indiano vegetariano, um ensopado de grãos. No meu caso, usei lentilhas e arroz cozidos no leite de coco, temperados com curry (caril) e cominho. A receita vem da enciclopédia da cozinha vegetariana (L'encyclopédie de la cuisine végétarienne  - de Nicola Graimes, editora Manise), e foi encontrada nesse site aqui. Eu adaptei ligeiramente, quase nada.


Ingredientes:

120g de lentilhas (mais ou menos 1 xícara de chá)
120g de arroz  (mais ou menos 1 xícara de chá)
200mL de leite de coco
600mL de caldo de legumes (caseiro ou um cubo dissolvido nesta quantidade de água - para ver como fazer  caldo de frango caseiro, clique aqui)
1 cebola picada
azeite, sal, pimenta do reino
curry (caril), cominho (colocar um pouco, provar e se precisar, juntar mais)
amêndoas sem pele tostadas para decorar (para ver como tirar a pele das amêndoas facilmente, clique aqui)

Começar refogando a cebola picada no azeite até dourar. Juntar o leite de coco e o caldo de legumes. Quando começar a ferver, jogar as lentilhas, juntar o curry, o cominho e deixar cozinhar na panela tampada, mexendo de vez em quando por 15-20 minutos. Depois desse tempo, juntar o arroz e deixar cozinhar por mais 10-15 minutos, mexendo de vez em quando para que não grude no fundo da panela. Quando a maior parte da água tiver sido absorvida, mas que a mistura esteja ainda úmida, desligar o fogo e servir com algumas amêndoas grelhadas.
Este prato pode ser consumido puro, para vegetarianos, ou como acompanhamento.


8 comentários:

  1. NUNCA COMI LENTILHAS MAS AS RECEITAS QUE TENHO VISTO TEM-ME AGRADADO, TAL COMO ESTA QUE FICOU EXCELENTE.
    BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre é tempo para provar novos sabores! Espero que aproveite a dica!
      Beijos

      Excluir
  2. Kati,
    A semana passada foi a nossa semana vegetariana, de grãos e vegetais e adoramos.
    Por causa desse prato de curry dá vontade de continuar, pois nunca o fiz e só tem ingredientes que adoramos.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vânia, vale a pena testar a receita!
      São tantas possibilidades quando usamos grãos, legumes, molhos e temperos, que temos receitas para meses!
      Boa ideia sua semana vegetariana!
      Beijos

      Excluir
  3. Que delícia de prato! Fiquei de água na boca ao passar por aqui e já estou seguindo. Fica um convite para passar pela minha cozinha.

    Um abraço

    João Mario

    picadinhodebacana.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João Mario, obrigada pela visita! Já estou te seguindo também, passei no seu blog e vi receitas deliciosas!
      Beijos

      Excluir
  4. Minha amiga, devo confessar que também não sou muito chegada às lentilhas não...mas sua receita me apeteceu...e muito!!!

    Em se tratando de comida indiana, eu quero provar de tudo...preciso comprar lentilhas...isso mesmo!

    ResponderExcluir
  5. Olá Cati,
    Que maravilha de refeição.


    Bjinhos e bom fim de semana

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...