quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Galinhada

Estava à procura de um prato único com frango e arroz. Eis que me lembrei de uma galinhada, que uma amiga paulista-mineira me fez um dia lá em casa. Lembro-me bem que levava bastante cebola, arroz galinha. Procurei um pouco na net, achei essa receita no Rainhas do Lar, Galinhada com Pequi. Nem que eu quisesse eu iria achar pequi pelas bandas de cá, então, adaptei sem!


A receita é simples e boa. Achei melhor copiar a do site para quem quiser fazer a original, com galinha inteira e pequi.


Ingredientes da Galinhada com Pequi: 


1 frango caipira inteiro (descartei os pés e a cabeça) - usei 2 peitos de frango (era o que eu tinha)
2 cenouras médias raladas cruas 
um punhado de tomate cereja - usei 2 tomates picados
2 xícaras de arroz parboilizado - usei integral
açafrão pra temperar e colorir 
pequi (eu coloquei uns 10) 
cheiro verde e pimenta a gosto (usei ervas de provença)
tempero para o frango de sua preferência (temperei com pimenta branca e molho de soja para ajudar a dar uma corzinha)

2 cebolas picadas

*óleo para dourar a cebola e o frango (usei óleo de girassol com um pouquinho de óleo de gergelim)


Modo de fazer:

Retirei a pele do frango e temperei. Deixei mais ou menos umas 3 horas marinando. Depois refoguei o mesmo com um pouco de óleo quente, açafrão e cebola. Acrescentei os pequis, a cenoura ralada, os tomatinhos tomates picados sem sementes, o arroz e água. Deixei cozinhar até que o frango e o arroz estivessem cozidos e no ponto. Arrematei com cheiro verde e uma pimentinha picada. Ficou show!!!






Um comentário:

  1. Kati,
    Penso que gosto todos os pratos com galinha ou frango.
    Essa galinhada ficou linda, deliciosa para comer bem quente, para amenizar o frio aí da França.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...