quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Massa com molho de tomate ao vinho e queijo feta

Um dia desses, no mercado da cidade, eu comprei vários tomates. Acabei não dando conta sozinha durante a semana, e acabei fazendo um molho ao vinho tinto para congelar e usar em outra ocasião.
A ocasião apareceu, e eu usei um queijo feta que tinha na geladeira com uma massa integral. Refeição completa! Se eu tivesse azeitonas pretas, teria acrescentado.


Para o molho, usei:
8 tomates pelados picados
3 echalotas picadas (entre o alho e a cebola, de sabor delicado)
2 dentes de alho picados
azeite, sal, pimenta do reino
ervas de provença
1 xícara de vinho tinto seco
1 colher de sopa de açúcar 
água o quanto baste

Refogar as echalotas em um fio de azeite. Juntar o alho e deixar dourar. Juntar os tomates, as ervas de provença e o açúcar. Molhar com o vinho tinto e deixar reduzi a metade. Juntar um pouco de água (para não secar o molho) e deixar cozinhar por uns 20 minutos.
Eu congelei esse molho em sacos de congelação, dividido em 3 partes.

Com uma das partes, ou um terço desse molho, eu fiz essa massa para 2 porções:
200g de massa (usei penne integral)
100g de queijo feta
lascas de parmesão
(se eu tivesse azeitonas pretas, eu teria acrescentado)

Cozinhar a massa em bastante água com um pouco de sal.  Escorrer. Aquecer o molho e juntar o queijo em cubos. Misturar com a massa e deixar descansar um pouco para que o queijo derreta levemente. Servir com lascas de parmesão.



3 comentários:

  1. Kati, este pratinho de massa é o ideal para este tempo de muito frio e neve, ficou muito apetitoso!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Kati,
    Para nós a Massa com molho de tomate ao vinho e queijo feta, é o prato indicado para emergência, ou dia de preguiça, é saboroso, saudável e sempre bem recebido.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  3. Exato! O prato ideal para um dia frio em que não temos tempo para a cozinha. Ainda mais com o molho congelado, que facilita as coisas, sendo mais saudável que os molhos prontos.
    Beijos, meninas, e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...