quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Peras cozidas com especiarias

Mais uma receita de peras, mais uma vez cozidas. Aqui estamos na época onde encontramos peras em todos os lugares, preço bom. E esta é uma das minhas frutas preferidas. Cozidas com especiarias, elas se tornam uma forma fácil e gostosa de comer frutas.

Desta vez, elas não foram cozidas no vinho tinto, mas numa infusão de chá preto indiano com especiarias e um pouco de açúcar e de mel.


Conserva-se bem na geladeira durante vários dias em um pote bem fechado. Podem ser servidas puras com a calda, com sorvete, chantilly, iogurte, podem ser usadas em tortas, bolos e onde mais a criatividade permitir.

Ingredientes:
3 peras
1 saquinhos de chá indiano (chá preto com especiarias como canela, cardamomo, gengibre, cravo)
um bastão de canela
alguns cravos
gengibre em pó, mas pode ser fresco ralado, ou um pedaço inteiro que possa ser retirado depois, para quem preferir mais suave
pimenta do reino em grãos
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de mel
2 colheres de sopa de licor de laranja (a ideia é aromatizar com laranja, como eu não tinha a fruta para usar as raspas, usei o licor)
água o suficiente para cobrir as peras em uma panela (usei 1L)

Levar ao fogo 1L de água. Quando ferver, colocar o saquinho de chá e deixar em infusão por 5 minutos. Retirar o saquinho, colocar o açúcar, o mel, as especiarias e o licor de laranja (ou as raspas). Descascar as peras, cortar em 4 e retirar as sementes e o cabinho. Colocar as peras na calda e deixar cozinhar por 20 minutos, ou até que elas fiquem macias. Isso depende do quão maduras estão as peras. Retirar as peras quando elas estiverem macias e deixar a calda no fogo uns 20 minutos para reduzir. A calda vai ficar mais espessa. Conservar em um recipiente fechado na geladeira. Servir frio ou morno.




6 comentários:

  1. Kati,
    Essas peras cozidas com especiarias tem a vantagem poder preparar e utilizar em outra altura, também é uma receita muito agradável tanto a pera simples, como acompanhada com caldas (chocolate amargo), sorvete etc, são deliciosas.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. KATI, ESTAS PERAS DEVEM TER FICADO UMA DELICIA AMIGA!

    BEIJINHOS

    ResponderExcluir
  3. Olá vim conhecer o teu bloguinho....boa sorte para ele e venham muitas coisinhas boas....bjokitas

    ResponderExcluir
  4. Katy coloquei no meu blog na respetive receita das quijadinhas uma foto do pudim utilizado para perceberes melhor qual é ok?

    beijinhos e obrigado pelo teu carinho

    ResponderExcluir
  5. Beth, já fui conferir e já respondi!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Kati, vc passou pelo meu bloguito e vim aqui conhecer o seu, tem umas receitas aqui muito boas, adoro abóbrinhas e vi uma receita de legumes levinhos feito com elas muito linda, o creme de couve flor achei maravilhoso. voltarei mais vezes. Vou levar seu link pra poder te acompanhar. Volte sempre, obrigada pela visita, será sempre muito bemvinda. Bjos

    Josy

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...