sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Pudim de queijo com calda de goiabada

Sempre tenho em estoque alguns produtos brasileiros. Fico com pena de usar, guardando para ocasiões especiais. Dessa vez era um pote de goiabada. Parece coisa besta, mas quando a gente passa um tempo sem, a gente aprende a dar mais valor aos produtos que a gente só encontra no Brasil. A cada vez que eu viajo para lá, volto com a mala cheia. E se algum amigo vier, faço uma lista de encomendas.
Pois bem, para acompanhar a goiabada, que é, lógico, a estrela da sobremesa, resolvi fazer um pudim de queijo com calda de goiabada.


Pensei em crème brulée de goiabada, como vi nessa receita aqui e achei o máximo. Mas eu não gosto de usar muitas gemas ou muitas claras numa receita só (nesse caso muitas gemas) quando eu não tenho tempo de fazer algo com o que sobrar. Eu sei que dá para congelar as claras (não as gemas) e usar mais tarde, já fiz isso e deu certo...mas não. Depois pensei num pudim de goiabada, usando a goiabada derretida no lugar do leite condensado. Acho que fica legal. Mas depois pensei que um pudim de queijo iria realçar o gosto da goiabada. E assim nasceu essa receita, que não tem nada de original, mas é tão típica do Brasil, meio culinária portuguesa do pudim de leite, abrasileirada, usando leite condensado, e tropical pela goiabada.
E para completar com chave de ouro, o queijo que eu usei foi o requeijão que eu fiz aqui, receita da Vânia, do Guloso e Saudável.
Tem uma receita de pudim de leite condensado aqui, para quem quiser fazer a versão mais simples.Mas eu confesso que me apaixonei por esse pudim desde que ele saiu do forno...um cheiro maravilhoso, e um gosto melhor ainda! O sabor do queijo é bem suave mas evidente, a parte que fica em contato com a calda de caramelo fica com uma textura deliciosa, um sabor de doce de leite com uma pontinha de sal...hum... E para completar a loucura, a calda de goiabada...


Vamos aos ingredientes:
1 lata de leite condensado
2 medidas da lata de leite (usei semidesnatado)
4 ovos
3 colheres de sopa de requeijão caseiro
2 colheres de sopa de queijo grano padano ralado (pode ser parmesão)

Para a calda do pudim (fiz pouquinha só para que o pudim não grude na forma, porque ainda tem a calda de goiabada que vai por cima):
1/2 xícara de chá de açúcar
1/4 xícara de chá de água

Para a calda de goiabada:
o quanto baste de goiabada
um pouquinho de água para derreter e deixar a calda molinha

Para o pudim, nada mais fácil. Bater tudo no liquidificador, por bastante tempo. Para a calda do pudim, colocar o açúcar numa panelinha, esperar que ele derreta e vire caramelo. Jogar a água por cima e mexer até que tudo derreta e fique homogêneo. Colocar a calda numa forma de buraco (ou em forminhas individuais). Colocar a mistura do liquidificador na forma e levar ao forno preaquecido a 180° em banho-maria. Colocar a forma do pudim dentro de outra de bordas altas e encher com água fervente até a metade. Assar até passar no teste do palito, o que no meu forno demora mais de 1h.

Para a calda de goiabada, levar ao fogo uma panelinha com a água e a goiabada, mexendo de vez em quando até derreter. Se ficar muito grosso, junte mais água. Servir com o pudim.

Vocês não imaginam o cheiro delicioso desse pudim saindo do forno... hum.... Esse pudim é daqueles que não demora muito tempo na geladeira!

E para homenagear a minha terra,de onde vem tanta coisa, boa, fiquem ao som dessa musica! Recife: Menina dos olhos do mar, na voz de Lenine.

10 comentários:

  1. Kati,
    É verdade, apreciamos com maior intensidade as cores, sabores e aromas do Brasil quando estamos fora, até as comidas simples tem um sabor mais intenso.
    Mas este pudim de queijo com calda de goiabada, está lindo, com ótima consistência, deve ser delicioso.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Kati este pudim me faz salivar adoro pudins é a minha sobremessa preferida e este teu ficou fantàstico amiga!

    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  3. Kati amei esse pudim, achei maravilhoso, uma combinação perfeita, queijo com goiabada, acho uma delicia. Adorei sua sobremesa. Bjos querida ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  4. ESSE PUDIM FICOU FANTÁSTICO ESTA DE BABAR...QUE TENTAÇÃO .
    BJS

    ResponderExcluir
  5. Kati,
    Fiquei muito feliz de ter chegado aqui no seu blog, que delícia de pudim menina!
    Quantas delícias existem por aqui,já estou ficando com muito prazer.
    Super bju. Re

    ResponderExcluir
  6. Regina!
    Muito prazer em te conhecer, fique à vontade para olhar as receitas do blog, comentar e voltar sempre que quiser.
    Vou dar uma passadinha lá no teu!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Kati,
    Passa lá no blog para ver a minha versão da Salada de Lentilha com Frango, Queijo Feta e Cebola Caramelizada.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Que delicioso esse pudim,queijo. Não conhecia teu blog mas gostei e vou voltar.Convido-te a visitares o meu recanto,aguardo por ti obrigado.

    Um bjinho

    ResponderExcluir
  9. Menina que sabe das coisas!!! rsss

    Imagino que maravilha esse pudim, mas não vai ficar só na imaginação não, eu vou é fazer qualquer dia...coisa tão boa!!!!

    ResponderExcluir
  10. Vânia, já fui olhar sim! Vi que vc fez adaptações aos seus ingredientes, que é o mais divertido quando a gente faz uma receita!
    Mary, obrigada pela visita, e eu já estou olhando varias delícias no seu blog!
    Renata, o pudim ficou bom e desapareceu rápido, como por magia! Vale a pena!
    Obrigada pelos comentários e pelo carinho!
    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...