quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Requeijão caseiro

De uns tempos para cá, estou procurando fazer as coisas, principalmente cozinhar, de uma forma diferente, mais saudável. E quem fala em saúde, fala em consumir mais frutas e verduras, diminuir gordura, sal, etc. Pois é o caso. Não que eu esteja fazendo uma dieta, mas só pelo prazer de fazer os pratos em casa e consumi-los sabendo o que tem dentro deles.

Resolvi fazer o teste do requeijão caseiro da Vânia, do Guloso e Saudável para substituir o queijo durante uma semana. Quando eu vi a receita, lembrei que a minha mãe fazia algo parecido. Durante um tempo ela o fez frequentemente, depois a receita foi esquecida. Ou seja, grande responsabilidade, porque o tal requeijão me traz muitas lembranças.


A receita é muito simples! Fiz somente a metade, mas vou passar aqui a original.
  • 1 litro de leite desnatado;
  • 300 gramas de queijo mussarela light; (usei 100g de queijo emmental e 50g de queijo parmesão para meia receita)
  • 3 colheres de sopa de amido de milho.
Bater tudo no liquidificador e levar ao fogo baixo até engrossar, mexendo sempre. Deixar descansar até esfriar e misturar novamente. Guardar na geladeira num pote de plástico ou vidro com tampa.


O requeijão ficou com a mesma textura do que minha mãe fazia, sendo que por causa do queijo, ele ficou um pouco mais salgado porque eu usei um pedaço grandinho de queijo parmesão (de pedaço, e não ralado) e com alguns pedacinhos de queijo que não derreteram.

Ele passou no teste, foi aprovadíssimo! Agora é só aproveitar. Fiz metade da receita e me rendeu dois potes de vidro de 450 gramas cada um.

Consumir com pão, torradas, pizza ou outras receitas.

Lembrando do conselho da Vânia: "Não guarde por muito tempo, pois não contém conservante, por isso pode estragar."

3 comentários:

  1. katy este teu requeijão ficou 5* amiga os meus parabens a sua textura é perfeita, adorei!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Kati,
    O seu requeijão deve ter ficado delicioso, também deve substituir com vantagem o requeijão normal pois tem os seus sabores preferidos.
    Obrigada pelo link, o passo a passo todas as fotos ficaram lindas.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  3. Bela receita Kati, adoro requeijão e caseirinhos não tem melhor.Excelente sugestão. Bjocas

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...