quarta-feira, 21 de março de 2012

Bolo de especiarias

Esse sábado (17 de março) foi o aniversário de uma amiga querida. Resolvi fazer um bolo para ela. Sei que ela adora especiarias e coisas não muito doces. E eu já tinha a receita desse bolo há algum tempo. Esta foi a ocasião perfeita para fazê-lo.

A receita veio daqui: Gâteau aux épices, que eu adaptei ao meu gosto, juntando alguns ingredientes dessa receita aqui: Bolo de especiarias.


Esse bolo foi servido com uma compota de frutas secas que eu publiquei aqui!

Ingredientes:
220g de farinha de trigo (usei metade farinha integral, metade refinada)
2 ovos
125g de manteiga amolecida (manteiga com sal, ou então juntar uma pitada de sal à parte)
150g de açúcar
1 colher de chá de canela em pó
1,5 colher de chá de gengibre em pó
0,5 colher de chá de noz-moscada
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
250mL de leite (usei a calda das peras cozidas com especiarias que eu fiz aqui)
1 colher de chá de vinagre branco
açúcar para polvilhar (eu não usei)

os ingredientes a seguir foram acrescentados da segunda receita:
* alguns cravos triturados
* 1 colher de sopa de chocolate em pó (o meu foi sem açúcar, só para dar uma cor bonita ao bolo)

Preaquecer o forno a 180°. Bater a manteiga amolecida, juntando o açúcar e os ovos. Numa outra tigela, misturar a farinha de trigo, a canela, o bicarbonato de sódio, o gengibre, a noz-moscada e *o chocolate. Juntar uma colher da mistura de farinha ao creme de manteiga, alternando com um pouco de leite. Bater até obter uma massa lisa, e então juntar o vinagre. Deitar a massa numa forma de 20x20cm, coberta com papel manteiga e levar ao forno por 40 minutos. Polvilhar açúcar quando o bolo estiver frio.

Aviso logo que o bolo ficou pequeno. Fiquei decepcionada com a receita. Ele ficou fininho, e não deu pra quem quis! Próxima vez que eu fizer, vou fazer o dobro.



4 comentários:

  1. Muito intresante este bolinho , ficou com um aspecto bonito e fofinho!

    ResponderExcluir
  2. Kati,
    É aborrecido mas também ótimo, "não deu para quem quis", esse é o sinal que estava delicioso, ele está lindo e a compota deve ser deliciosa também.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  3. Adoro bolos com especiarias e este ficou com uma cor linda :)

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Que delícia de bolo! Eu gosto muito de especiarias... acho que fica um sabor maravilhoso. Sem contar o perfume que fica pela casa, né?!
    Parabéns para sua amiga!
    Um bejim!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...