segunda-feira, 12 de março de 2012

Massa com molho "bolonhesa" ao vinho tinto com legumes

Para começar a semana sem culpa pelos excessos eventualmente cometidos no fim de semana, eu fiz uma prato bem gostoso e com cara de saudável. Como sempre, voltando do fim de semana, minha geladeira está vazia. Mas não o meu congelador. Sempre tenho surpresas dentro dele. Dentre elas, um molho de tomate ao vinho, feito em casa, maravilhoso e brócolis já cozido.


Na verdade o molho de tomate ao vinho já faz um tempo que eu fiz e congelei, aguardando uma ocasião. Com metade dele, fiz essa massa aqui - massa com feta e molho tomate. A outra metade ainda estava congelada.
O brócolis, eu branqueei (mergulhar em água fervente com uma pitada de sal por 3 minutos, depois resfriar rapidamente em uma bacia com água e gelo), escorri e congelei.

Fui no supermercado já pensando nos meus amigos do congelador, comprei uns cogumelos frescos e um pouco de carne moída, para fazer tipo um molho bolonhesa ao vinho tinto enriquecido com legumes.

Usei para 3 porções generosas:
300g de massa integral (usei penne)
250g de carne moída magra (usei 5% de gordura)
200g de brócolis cozido
250g de cogumelos frescos fatiados
1 cebola pequena
1 fio de azeite
sal e pimenta do reino para temperar
200g de molho de tomate ao vinho tinto caseiro (fiz um molho de tomates frescos, com echalota e vinho tinto e uma pitada de açúcar - que pode ser visto nesta outra receita aqui)

Comecei cortando o cogumelos. Os cabinhos separados da cabeça. Os cabinhos picados bem pequenos, e as cabeças fatiadas. Cortei a cebola em cubos, refoguei com um fio de azeite. Juntei os cabinhos dos cogumelos e deixei dourar. Juntei a carne moída, temperei com sal e pimenta do reino. Quando ela estava sem nenhum pedacinho vermelho, juntei os cogumelos fatiados (as cabeças). Misturei bem, tampei a panela, baixei o fogo e deixei uns 5 minutos, mexendo de vez em quando. Os cogumelos soltam água e murcham, diminuindo bastante de volume. Depois disso, juntei as flores de brócolis e misturei tudo. Juntei o molho de tomate ao vinho, que já foi temperado, e deixei ferver.
E depois, joguei sobre a massa integral cozida "al dente", com um punhado de parmesão por cima.
E pronto!



Bom apetite!

5 comentários:

  1. Kati, adoro massa e este teu pratinho ficou bem completo e muito bem elaborado, parabens!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. ADORO MASSAS E ESSA FICOU 5*.
    UM EXCELENTE JANTAR.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Kati,
    Hummm que jantar delicioso, muito nutritivo, de aparência muito apetitosa, uma delicia.
    Boa semana, beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  4. Hummm...uma massa bastante convidativa, e esse molho de tomate ao vinho me deixou bastante curiosa...

    ResponderExcluir
  5. Gostei da dica para essa massa ...

    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...