terça-feira, 13 de março de 2012

Pudim de peixe

Sabe aqueles peixes congelados, que não tem muito gosto, a gente tenta fazer grelhado e não fica bom, depois assado no forno, e não fica bom...e o pacote não acaba? Tenho certeza que todo mundo um dia já comprou um peixe congelado (merluza, ou outro) que não agradou totalmente.
Aqui encontrei uma solução para este resto de peixe (resto? o pacote de 800g estava pela metade!). Era um filé de robalo, que deveria ser muito bom - pois foi caro, comparado a outros peixes! Mas eu não gostei. Achei seco, com espinhas por todos os lados, nada comparado ao peixe fresco.
Pois eu resolvi criar algo com ele. Um pudim de peixe. E misturei umas lascas de salmão defumado para dar mais gosto ao coitado.
A receita de base é familiar. Minha mãe sempre fazia esse pudim de peixe, e causava espanto por onde passava.

- Pudim de peixe????? E é doce?
- Não, é salgado, tipo um bolo.
- Hum... (cara de desconfiado)...

E a reação depois de prová-lo era de aprovação total!


Ela fazia com merluza ou com dourado em postas. Mas pode ser salmão, atum, ou qualquer outro resto de peixe frito ou grelhado. Estamos entendidos que o peixe não precisa ser de baixa qualidade, né? Mas...se aparecer algum aí na sua geladeira, essa pode ser uma boa saída.

Não sei onde ela encontrou essa receita, mas desde que eu me entendo por gente, ela o faz. Esse pudim fica com um aspecto mais cremoso do que um bolo, por isso o nome pudim. Mas tudo depende da quantidade de farinha de trigo utilizada. Nem ela sabe as quantidades. Tentei essa receita e ficou bom. Muito bom.
Eu ainda lembrei de perguntar a minha mãe se levava fermento. Ela disse que não. Confesso que fiquei meio apreensiva quando coloquei o pudim no forno. Mas realmente, não precisou.
Aqui vai!

400g de peixe grelhado num fio de azeite, sem espinhas, desfiado (temperei com sal e pimenta branca)
150g de salmão defumado
1 fio de azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho picadinhos
300g de milho (1 lata)
200g de ervilhas (usei congeladas)
50g de azeitonas picadas
200mL de leite de coco (uma caixinha)
1 xícara de chá de vinho branco seco
200mL de caldo de camarão caseiro (usei um caldo feito com as cascas do camarão trituradas e peneiradas, mas pode ser esse aqui também)
4 ovos
300 g farinha de trigo (umas 2 xícaras - usei farinha de trigo integral, era a que eu tinha em casa)
queijo ralado para polvilhar
sal e pimenta do reino
cúrcuma e ervas de provença (opcional, junte por minha conta)

Começar grelhando o peixe já descongelado (temperei com sal e pimenta branca) com um fio de azeite. Deixar esfriar e desfiar, retirando as espinhas. Enquanto isso, refogar a cebola picada e o alho num fio de azeite. Quando a cebola estiver dourada, juntar o leite de coco, o vinho branco e o caldo de camarão. Quando começar a ferver, juntar o peixe, o milho, a ervilha, as azeitonas picadas e o peixe desfiado. Temperar com sal e pimenta, juntar o cúrcuma e as ervas. Misturar tudo, desligar o fogo. Juntar o salmão, os ovos e misturar bem. Juntar a farinha de trigo aos poucos e misturar bem até dar o ponto de massa de bolo.
Deitar numa forma untada e polvilhada. Polvilhar queijo ralado por cima e levar ao forno preaquecido à 180° até passar no teste do palito (uns 40 minutos no meu forno).



Eu fiquei maravilhada com o cheirinho bom saindo do forno! Não pensei que fosse ficar tão bom. Servir morno ou frio com uma boa salada verde, como entrada ou como prato principal.

6 comentários:

  1. Kati,
    É uma ótima sugestão para um aproveitamento ou para um prato diferente, a receita é ótima, tudo indica que é deliciosa, parabéns a sua mãe e a si.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Nunca ouvi falar nem nunca provei mas pelo aspecto que ele mostra deve ser uma delicia, adorei o passo a passo da recita, obrigado!
    bJs

    ResponderExcluir
  3. Kati, amei essa receita, sua mãe sabia bem o que estava fazendo. Adoro peixes, e as vezes fico sem idéias de receitas que levam o peixe. Amei sua receita, com certeza vou fazer em breve, além de lindo visual, certamente ficou delicioso. Obrigada por partilhar conosco. Bjocas

    ResponderExcluir
  4. Que delícia,nunca comi pudim de peixe,adorei a receita beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...