segunda-feira, 19 de março de 2012

Quiche de espinafre e queijo de cabra

Essa torta é um dos clássicos franceses. E digo com sinceridade que espinafre e queijo de cabra nasceram um para o outro. Não sei que outro queijo poderia substituí-lo no Brasil (onde eu morava, Recife, nunca vi queijo de cabra, se alguém conhecer onde comprar, me avise!!). Talvez um catupiry (de qualidade, hein?) pela textura aveludada, mas pelo gosto talvez um queijo de ovelha, como um pecorino romano (queijo de ovelha também tem gosto forte).


Ainda sobre o queijo de cabra, é realmente uma pena! Porque, pelo menos no interior do Nordeste, as cabras e os bodes se adaptaram tão bem, que a carne de bode é um fenômeno legendário! O bodódromo que o diga. Basta ir entrando pelo sertão que a carne de bode começa a aparecer em  todo restaurante, com ares de estrela. Para nossa felicidade gastronômica. Não sei o que acontece com outras regiões do Brasil, por favor, me contem!
Pergunta: o que eles fazem com as cabras? Por que não aproveitar o leite para fazer queijo?

Eu confesso que já comprei um saco de espinafre (congelado) pensando nessa quiche. E como eu adoro queijo de cabra, comprei também. Várias vezes, por sinal. E eu sempre o comia antes de fazer a torta... e era obrigada a comprar de novo (esperta, eu!).

Queria ter tido tempo para fazer uma massa caseira. Mas acabei de rendendo a uma massa folhada do comércio. Não que ela seja ruim, longe disso. Mas estava com vontade de testar algumas receitas de massa para torta. Não deu tempo. Cada um faz com a massa que quiser, massa podre para tortas, folhada, caseira ou comprada pronta.

A receita eu peguei desse site, Quiche aux épinards et fromage de chèvre para ser degustada bem quente. Serve tanto como entrada quanto num prato principal.

Ingredientes:
1 massa folhada (ou massa podre, caseira ou congelada)
500g de espinafre fresco (usei 400g de congelado)
2 cebolas picadas (usei 100g de alho-poró, a parte branca)
3 ovos (usei 4 ovos pequenos)
200mL de creme de leite
200g de queijo de cabra
1 colher de chá de noz-moscada
sal e pimenta do reino a gosto
queijo parmesão ralado para salpicar

Descongelar o espinafre numa panela em fogo baixo com um pouco de água se necessário. Fora do fogo, misturar os ovos, o creme de leite, temperar com sal, pimenta do reino e noz-moscada, batendo tudo com um fouet. Cortar o queijo de cabra em rodelas.
Esticar a massa folhada numa forma de torta e levar para assar durante 15 minutos num forno preaquecido. Quando tirar do forno, cobrir com a mistura espinafre. Dispor as rodelas de queijo por cima, salpicar com um pouco de parmesão ralado. Levar ao forno à 180° por 40 minutos, até que o recheio fique firme.

Degustar bem quente com uma boa salada.


5 comentários:

  1. ESSA QUICHE FICOU MESMO LINDA, NÃO SOU GRANDE APRECIADORA DE QUEIJO DE CABRA MAS ASSIM NA QUICHE DEVE FICAR BEM.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderExcluir
  2. Oi Kati,
    Gosto muito de queijo de cabra e de ovelha, pela foto e ingredientes este quiche deve ser delicioso, adorei a receita vou testar.
    Boa semana, beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  3. QUE DELÍCIA E FICOU LINDA ,EU ADORO QUEIJO DE CABRA E ESPINAFRE VOU FAZER A SUA RECEITA BEIJOS

    ResponderExcluir
  4. Rildo mosciaro Campo Grande MS.
    eu sou criador de cabras leiteiras e faço queijos de cabra tipo Boursin,Mouleson ,chevrotin e Minas-frecal,qual é o melhor queijo para se fazer essa receita de Quiche?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rildo, bom dia!
      Não conheço bem estes queijos citados por você. Posso dizer que este que eu usei é um queijo afinado e meio seco. Nem o queijo fresco nem o boursin servem para este prato, pois não ficam dourados quando levados ao forno. Eu acho que o chevrotin seria o mais indicado.
      Um abraço.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...