terça-feira, 27 de março de 2012

Risoto de tomate e queijo feta

Eu sou apaixonada por queijo fortes, principalmente de cabra e de ovelha. Tanto pela textura, que eu acho incomparável com os queijo frescos de leite de vaca, quanto pelo sabor potente. O queijo feta, como queijo de ovelha fresco, tem um sabor bem potente. E combina perfeitamente com um risoto de tomate, mais ácido, dando um toque bem cremoso.


Procurando receitas de risoto, encontrei esta daqui, Risotto tomate et feta.

Esse risoto ficou uma coisa linda logo que foi feito! Mas, como dizem (e é a pura verdade), risoto se serve imediatamente, não presta se for requentado. A prova está nessa foto. Não pude tirar a foto no dia que o risoto foi feito, tirei no dia seguinte, quando o esquentei para o almoço... uma pena. O arroz se quebra todinho, o efeito cremoso e brilhoso se perde. Enfim, fica a lição!

Essa é a segunda vez que eu faço esse risoto, de tanto que eu gostei. Talvez seja o meu preferido até hoje. Esse eu recomendo fortemente!!! Além de tudo, ele é fácil e pede poucos ingredientes!

Para esse risoto, que serve muito bem 4 porções:

300g de arroz arbóreo
400g de tomates pelados, com o suco (1 lata) (ou então 4 ou 5 tomates sem pele e um pouco de molho de tomate)
150mL de vinho branco seco
1 cebola picada (usei 4 echalotas)
1 fio de azeite
orégano ou ervas de provença (usei ervas de provença)
200g de queijo feta
750mL de caldo de legumes ou de frango caseiro (ver receita aqui) ou cubo de caldo de legumes + água quente
o total de líquido, caldo+vinho, deve ser de aproximadamente 3 vezes o volume de arroz
sal e pimenta do reino (não usei sal, o queijo feta já é salgado o bastante)
1 boa colher de sopa de alcaparras (opcional)

Refogar a cebola as echalotas em um fio de azeite. Juntar o arroz e mexer bem durante 2 minutos. Juntar o vinho branco e misturar bem. Quando ele foi absorvido, juntar todo o conteúdo da lata de tomates. Esmagar os tomates com uma espátula e juntar as ervas. Quando o suco for absorvido, juntar um pouco caldo quente na panela, aos poucos. Mexer sempre, juntando caldo aos poucos, esperando que ele seja absorvido para colocar mais. O cozimento do arroz dura cerca de 18 minutos, mais ou menos de acordo com o gosto de cada um. Esfarelar 120g de queijo feta, misturar bem para que ele derreta. Acertar o sal e a pimenta do reino (atenção, o queijo já é bem salgado), juntar as alcaparras e misturar um pouco.


Servir imediatamente com o resto do queijo esfarelado por cima.

Bom apetite!

Um comentário:

  1. Kati,
    Que delicia este risoto de tomate e queijo feta, muito saudável, lindo, está na hora do jantar...., é uma ótima sugestão.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...