segunda-feira, 14 de maio de 2012

Sopa cremosa de ervilha e cenoura

Para quem não tem o costume de comê-las, saibam que as ervilhas secas, ou ervilhas cortadas, bem como toda leguminosa, estão entre os alimentos mais saudáveis do mundo. Elas são uma fonte importante de proteína, o que é especialmente importante para países em desenvolvimento. Mais detalhes, veja esse site.

Pois usando as tais ervilhas, resolvi fazer uma boa sopa.


A foto não ficou das melhores, mas a sopa estava excelente. Uma refeição completa, ideal para aqueles dias em que a gente chega cansada em casa à noite querendo uma sopa, um banho e uma cama. Foi com essa sopa que eu recebi a minha mãe que chegou do Brasil bem cansada dos contratempos da viagem.

Saiu uma sopa de ervilhas, bem nutritiva e com bons temperos. A receita foi uma combinação dessas duas (aqui e aqui), só juntei uma pitada de noz-moscada para finalizar, porque o creme de leite ficou pedindo.

Ingredientes:
1 cebola picada
1 talo de alho-poró
250g de ervilhas secas ou cortadas
2 cenouras
2L de caldo de galinha (usei um caldo caseiro, receita aqui)
200g de bacon picado
100mL de creme de leite
sal e pimenta do reino
1 pitada de noz moscada

Passar as ervilhas na água fria. Aquecer o caldo de galinha. Em uma panela grande, refogar o toucinho picado sem mais nada. Quando ele tiver soltado a sua gordura, escorrer e juntar a cebola picada. Quando elas estiverem transparentes, juntar o alho-poró e mexer até que ele murche. Juntar a cenoura picada, as ervilhas e o caldo de galinha bem quente. Deixar ferver. Baixar o fogo, tampar a panela e deixar cozinhar por uns 40 minutos até que os legumes esteja macios.
Passar no liquidificador, voltar à panela e juntar o creme de leite e a noz-moscada.
Servir bem quente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...