terça-feira, 6 de março de 2012

Sopa de lentilha, carne moída e legumes

A neve voltou! E para poder enfrentá-la, nada como uma sopa bem reforçada. Carne moída, lentilha, legumes e um pedacinho de linguiça para dar um gosto bom.
Não, eu não vi essa receita em lugar nenhum. Não, eu nunca tomei essa sopa (nem parecida) em lugar nenhum.
Mas a minha vontade era tanta de fazer uma sopa com legumes, juntando lentilha e um pouco de carne moída (para ficar mais forte) e aproveitei e joguei uma massinha de sopa (cotovelo).
A linguiça entrou na sopa por engano. Resolvi fazer um outro baião de dois (como o que foi postado aqui), e como tinha a linguiça na geladeira, comecei cortando a coitada em rodelas. Quando eu estava na matade da primeira, lembrei que era para a receita errada! Como ela já estava cortada mesmo, usei na sopa. Mal não faz, né?
Normalmente, sopa é minha refeição quando eu chego em casa do trabalho. Somente sopa, mas uma sopa bem reforçada como essa, que vale por uma refeição. Por isso as quantidades sempre grandes nas sopas (essa aqui deve render para umas 8 ou 10 refeições). Mas quando a gente junta um monte de legumes, as quantidades ficam logo grandes. Eu congelo e tomo durante vaaarios dias, feliz da vida.


Ingredientes:
250g de carne moída magra (5% de gordura)
1 cebola picada
75g (1/2 gomo) de linguiça defumada (calabresa, paio, ou outra)
4 dentes de alho amassados (ver dica para fazer conserva de alho no azeite aromatizado aqui)
1 fio de azeite aromatizado (ver dica para fazer azeite aromatizado aqui)
400g (3 unidades) de cenouras picadas
300g (1 unidade) de abobrinha picada
100g de lentilhas
100g de massa cotovelo (ou argolinha, ou qualquer macarrão para sopa)
2L de caldo de carne ou de legumes caseiro (mais água, se precisar)
coentro e cebolinha
pimenta síria e pimenta calabresa 
sal e pimenta do reino

Refogar a cebola e o alho amassado num fio de azeite até dourar a cebola. Juntar a linguiça bem picadinha (que vai dar um gostinho bom à sopa) e deixar refogar bem. Juntar a carne moída, refogar em fogo alto até que não sobre nenhum pedaço vermelho. Temperar com sal, pimenta do reino, pimenta síria. Juntar as lentilhas, as cenouras picadas e o caldo. Quando ferver, baixar o fogo e deixar cozinhar uns 20 minutos até que a cenoura esteja bem macia. Juntar o coentro e a pimenta calabresa. Por último, adicionar a abobrinha (que é mais frágil e cozinha rápido) e a massa e deixar mais 15 minutos, juntando água se necessário.


 Resultado: um panelão de sopa que vai me deixar feliz por vários dias!

4 comentários:

  1. Oi Kati,
    Essa sopa me abriu o apetite. Pena que aqui em Brasília esteja um calor terrível!
    Gostei muito de conhecer seu blog e virei outras vezes.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Olá Kati,
    Que sopa bem reforçada, deve estar deliciosa, como a Lylia disse é pena que o calor esteja um pouco acima do habitual, mas mesmo assim eu vou fazer uma sopa de lentilha só que mais adaptada ao calorzão.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  3. Quentinha é bem reconfortante!
    Por aqui já parece primavera ...

    ResponderExcluir
  4. Kati adoro lentilhas, e vc faz como eu faço aqu em casa, fica deliciosa e bem substanciosa. Adorei querida. Bjos Feliz dia das mulheres. Bjos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...