terça-feira, 24 de abril de 2012

Canja de galinha

Falei que eu estive doente, né? E quer coisa para melhor para doente (mas não só) que uma boa canja de galinha? Essa daqui foi daquelas preparadas com amor... que na verdade é o ingrediente principal desse prato.


De origens portuguesas chegando até os brasileiros, por onde passa, faz sucesso.


Para essa daqui usei:
2 coxas com sobrecoxa de frango sem pele temperadas com
suco de 1 limão
sal, pimenta do reino
100mL de vinho branco
2 abobrinhas
4 cenouras
1 cebola
2 dentes de alho amassados
1 colher de sopa de purê de pimentão
100mL de molho concentrado de tomate
uns 2L de água, ou mais
arroz tipo agulhinha (não medi), foi em função da quantidade de líquido

Começar temperado a galinha com o suco de limão, sal e pimenta do reino. Deixar umas 2 horas para tomar gosto.

Cortar todos os legumes. Refogar a cebola e o alho num fio de azeite. Quando estiver dourado, juntar o frango. Deixar dourar bem no fogo alto. Depois juntar o vinho branco e mexer bem para tirar aqueles pedacinhos que ficaram agarrados no fundo da panela. Juntar o purê de pimentão, o molho de tomate, o caldo de legumes, os legumes e cobrir com água. Deixar ferver, depois baixar o fogo e deixar cozinhar tranquilamente durante uma meia hora.
Depois disso, tirar as coxas e as sobrecoxas, retirar os ossos, desfiar a carne e jogar a carne bem molinha na panela. Ela fica bem fininha e se mistura na sopa. Juntar o arroz e deixar cozinhar até ficar bem molinho. O arroz engrossa o caldo, depois é só juntar um pouco de água, se precisar.

2 comentários:

  1. Oi Kati,
    A canja de galinha, é velhinha, famosa, saudável, (com amor mais ainda) e deliciosa, existe sempre uma boa desculpa para se saborear uma.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Hummmmm sa donne envie de tout manger, sa fait des années que je ne mange pas une délicieuse, canja, elle est parfaite la tienne, bravo!

    Bisous

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...