segunda-feira, 14 de maio de 2012

Arroz de marisco à portuguesa

Eu fiquei em dúvida se postava essa receita ou não. As fotos são ficaram lá essas coisas, mas eu estou postando porque eu adorei o sabor.

Comprei uma mistura de frutos do mar congelados numa loja de produtos portugueses, para fazer arroz de marisco. Nela tinha camarões de vários tipos e calibres, amêijoas, mexilhões, kanikama (delícias do mar)...e a qualidade do produto me surpreendeu!


A receita foi meio adaptada, eu  fiz como um risoto, já que a receita usa também arroz arbóreo. Meus amigos portugueses podem me orientar depois para melhorar esta receita que já ficou boa.

 Para esta receita eu usei:
150g de arroz arbóreo
1 cebola picada
3 dentes de alho amassados
1 fio de azeite
100mL de vinho branco
3 vezes o volume de arroz de caldo de peixe, camarão caseiro (ver receita aqui), ou usar 1 cubo de caldo dissolvido neste volume de água fervente
3 xícaras de frutos do mar variados (frescos ou congelados - se forem congelados, descongelar previamente)
1 colher de sopa de purê de pimentão
2 colheres de sopa de creme de leite

Dourar a cebola em um fio de azeite. Juntar o arroz e envolvê-lo completamente, até que ele fique transparente. Juntar o alho e o purê de pimentão e mexer um pouco. Juntar o vinho branco, mexendo sempre até a absorção completa. Juntar o caldo aos poucos, mexendo sempre. Depois de uns 10 minutos, juntar os frutos do mar já descongelados e mexer bem até que eles fiquem cozidos. No final, juntar o creme de leite e servir bem quentinho.


8 comentários:

  1. Adoro arroz de marisco e jà faz um tempinho bem grande que não faço nem como,

    Ficou apetitoso este teu arroz!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Kati. Esse arroz está de dar água na boca, viu? Delícia!

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Kati,
    Também há muito tempo que não como mas é um prato delicioso, pela aparência, aroma e sabor.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  4. Oi Kati, pra mim camarao nao tem como ficar com cara feia, eu sou daquelas apaixonadas por camarao, ficou lindo! A postagem coletiva sera dia 23, depois venho aqui te lembrar, vc passa la no blog e coloca sua foto num mosaico para outras pessoas clicarem e te visitarem. Tanto pode ser de um post seu antigo, quanto de um novo. Perto da data venho explicar direito, vai ser o maximo ter sua participacao, estou te seguindo =*

    ResponderExcluir
  5. Kati querida, essa sua refeição, deve ter ficado muito deliciosa, adoro frutos do mar e esse arroz ficou magnifico. Amei. Bjos ótima semana

    ResponderExcluir
  6. Olá de novo, Kati! Tinha de comentar esta, de um arroz tão português. :)
    Em Portugal (que eu saiba), não usamos arroz arbóreo. Usamos um semelhante, mas de grão mais alongado, a que chamamos "carolino", e outro mais comprido, a que chamamos "agulha". Para este prato, costumo usar o carolino.
    A receita é parecida com as que conheço, excepto a parte do creme de leite, mas que me parece perfeitamente possível. Outros ingredientes que podes usar para dar mais sabor são: um pouco de tomate ou polpa, folha de louro, salsa e coentros (lá em casa adoramos salpicar com coentros frescos no momento de servir!).
    A minha mãe diz sempre que este arroz tem de ser servido no momento certo, por isso quem não está na mesa, estivesse! :) É que ele deve ter algum molho, e passado uns minutos empapa e não fica tão bom.
    Espero que as dicas tenham ajudado para uma próxima vez! De qualquer forma, ficou com bom aspecto. ;)

    Beijinho,
    Olivia

    omundopelaboca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Olivia!
      Adorei o teu comentário. Este arroz nasceu de uma refeição improvisada, quando eu voltei de uma viagem e tive que cozinhar com o que eu tinha na geladeira. Acabei usando uma mistura de frutos do mar congelada para arroz de marisco. Preparei algo entre um risoto e um arroz de marisco. Somente depois eu observei que o verdadeiro arroz de marisco tem mais caldo e é feito com arroz normal, e não arbóreo, além de levar molho de tomate, louro e coentro, como você mesma disse.
      Qualquer dia eu faço um verdadeiro arroz de marisco, seguindo as suas dicas!
      Obrigada!
      Beijos

      Excluir
  7. Fico à espera dos resultados!:) Aqui pela Alemanha não é nada fácil encontrar mariscos variados. Só camarão é que há em qq supermercado, e já vai dando para matar umas saudades.
    Eu agora ando de volta dos risottos, a fazer experiências.:)

    Beijinhos*
    Olivia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...