sexta-feira, 4 de maio de 2012

Aspargos na manteiga e ovos cocotte

Aqui está na época dos aspargos. Eu estou vendo em todos os mercados, em todos os blogs...me deu uma vontade enorme de prepará-los em casa. Confesso que fiquei sem saber por onde começar, pois aspargos não me lembram a minha infância, essa foi a primeira vez que eu os cozinhei. Mas a gente aprende! Para tudo existe internet.


Comecei cortando a base dura e fibrosa, desagradável na boca, que pode estragar o prato se não for cortada. Contar mais ou menos um terço a partir da base. Como eles eram finos e macios, não descasquei. Depois cozinhei rapidamente em água e sal, na vertical, pontas para cima, por 5 minutos. Depois, deitei-os e deixei mais 1 minutos, para ficar ainda crocante. Depois, coloquei-os em na água gelada, para parar o cozimento.

Enquanto isso, fiz esses ovos inspirados numa receita do site Panelaterapia, para um café da manhã reforçado, que fica muito bem como entrada ou mesmo prato principal dependendo do quanto a gente incrementa.


Eu fiz o básico. Forminha untada com manteiga, forrada com pão de forma integral amassado com o rolo. Quebrei um ovo em cima, reguei com um pouco de creme de leite, sal e pimenta do reino. Depois cobri com muçarela fresco (o da bolinha), salpiquei orégano e levei ao forno por 20 minutos.
Mas pode-se incrementar com presunto, bacon, salmão defumado, tomate picados, ou o que mais a criatividade permitir.
Na hora de servir, passei os aspargos na manteiga e deixei dourar um pouco.



Para finalizar: os aspargos são perfeito para serem degustados sem muitas frescuras. Com um ovo frito, por exemplo (e um pouco de flor de sal e pimenta calabresa por cima). Simples assim!


3 comentários:

  1. Kati,
    Os espargos em qualquer dos acompanhamentos ficaram uma refeição leve, nutritiva e deliciosa, adorei as fotos.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Fiz os aspargos e noutro dia fiz os ovos cocotte e amei!!! Como estou de dieta :-( troquei o creme de leite pelo queijo tipo cottage e ficou ótimo. Valeu! Bj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você testou e aprovou!
      Seja bem-vinda e aproveite!
      Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...