quarta-feira, 30 de maio de 2012

Cake de presunto, queijo e nozes

Um bolo salgado, ou cake, para a hora do lanche, um jantar leve, uma entrada, um petisco, ou para variar de tortas salgadas. Sempre faço essa receita usando legumes, frango, queijo, presunto, azeitona, o que tiver na geladeira.


Dessa vez, fiz com presunto, queijo Edam, o pai do queijo-do-reino do Brasil, e nozes. A receita veio daqui.


Primeiro, uma historinha sobre o queijo-do-reino, fonte Wikipédia.


No período em que permaneceu no Brasil, a corte portuguesa importava queijos Edam da Holanda, via Portugal. Mais tarde, em 1880, na região da Mantiqueira, em Minas Gerais, produtores brasileiros começaram a produzir um queijo inspirado no Edam para suprir a demanda pelos "queijos dos nobres portugueses". Foi assim que surgiu o queijo-do-reino, que foi portanto o primeiro queijo curado industrializado do Brasil. A origem de seu nome seria em virtude de este ser inicialmente fabricado para consumo dos nobres do Reino de Portugal, que na época estavam estabelecidos no Brasil. Posteriormente, seu consumo se popularizou entre as classes mais abastadas do país e hoje em dia é amplamente consumido, principalmente nas épocas de Natal e de Festas Juninas.
Em Portugal, o conhecido "queijo flamengo", possui a mesma forma arrendondada e casca avermelhada, porém o sabor e a textura são completamente diferentes entre os dois queijos.
A casca avermelhada é o resultado da mistura com o urucum. O uso do urucu é uma prova da utilização de produtos nativos das América pelos holandeses. Os indígenas comercializavam diretamente o urucu com os holandeses.


Ingredientes:
  • 250g de presunto cozido em cubos
  • 250g de queijo Edam em cubos (ou queijo do reino, ou queijo prato, ou provolone...o que quiser!) 
  • 1 xícara de chá de nozes picadas em pedaços grandes
  • 300g de farinha de trigo
  • 6 ovos (usei 5)
  • 1 xícara de chá de leite
  • 100g de manteiga derretida
  • 1 colher de sopa de fermento em pó (1 saquinho)
  • 1 colher de chá de ervas de Provença (ou outras ervas desidratadas, como orégano ou outra)
  • sal e pimenta do reino
  • juntei também uma pitada de cúrcuma e de páprica (opcional)
Bater na batedeira os ovos com a manteiga. Juntar aos poucos a farinha (separar um pouco) e o leite, as ervas, o sal e a pimenta do reino. Juntar o fermento em pó e misturar delicadamente. Com um pouco da farinha, juntar o presunto e o queijo (para evitar que eles fiquem no fundo da forma) e juntar à massa, mexendo fora da batedeira. Juntar as nozes e misturar até ficar uma mistura homogênea. Juntar a páprica e o cúrcuma e mistura bem. Deitar numa forma untada e polvilhada e levar ao forno até passar no teste do palito.
      Servir com uma saladinha de cenoura ralada, com suco de limão, cebolinha e uma pitada de canela, como me ensinou minha amida Renata, do Eternos Prazeres


      6 comentários:

      1. Olá Kati,
        O resultado conseguido, o cake, a salada ficaram lindos, devem estar muito saborosos, é uma refeição leve e muito prática.
        Beijo,
        Vânia

        ResponderExcluir
      2. Muito bonito este cake e sem duvida sem saboroso, gostei mt!

        Bjs

        ResponderExcluir
      3. Oi Kati. Que delícia este seu cake, hummmm, gostei muito.

        Um abraço, Fabiana.
        http://sabornoprato.blogspot.com.br

        ResponderExcluir
      4. GOSTEI TANTO DÁ PARA LANCHE COM UMA REFEIÇÃO JUNTO COM A SALADA, ESTA OPTIMO.
        BJ

        ResponderExcluir
      5. Nunca fiz nenhum bolinho salgado mas é optimo para servir a qualquer hora do dia.

        beijinhos

        ResponderExcluir
      6. Que delícia, achei super diferente! Eu adoro bolos salgados e quando sobra gosto de fritar em margarina as fatias, fica uma delícia! Dia 06/06 faremos outra blogagem coletiva e gostaria de contar com a sua participação. Já postei todos os detalhes lá no blog e farei o sorteio de um stand para cupcakes entre os participantes. Beijos

        ResponderExcluir

      Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...