quarta-feira, 16 de maio de 2012

Carne assada ao vinho branco com batatas em leque

Este prato de hoje foi mais um daqueles feitos com ingredientes que não podem faltar na geladeira, como o vinho branco. Ele é o responsável pelo sabor do molho da carne, junto com um caldo de carne esfarelado, que dá o sal e mais alguns temperos.

A receita é fácil, rápida e pode ser feita em dias de festa. Digo isso porque a carne e acompanhamento ficam no forno assando enquanto você dá atenção aos convidados. Uma olhadinha aqui, uma regadinha com o molho acolá e pronto!


Para isso, você precisa de um pedaço de carne que possa ir ao forno (maminha, picanha, ou outro pedaço macio). Eu usei um "rôti", que é a carne preparada, vestida e arrumada para ir ao forno, comprada pronta. Mas qual o pedaço, eu não tenho como adivinhar. Ela é protegida com pedaços de gordura dos lados, o que a impede de ficar ressecada, e amarrada com barbante culinário para ficar sempre bem vestida. Uma boa picanha com sua própria capa de gordura faz o mesmo efeito. Por mais que você não coma a gordura, ela é importante para que a carne não fique dura e seca. Depois de assada, ela não vai para o prato, mas no forno ela fica lá para proteger a carne.

O molho é simples e não tem receita. Vinho branco, o quanto baste (um fundo de garrafa, uns 100mL bastam) e um cubo de caldo de carne esfarelado (ou meio, se você quiser menos salgado). Aquecer o forno a 180°C.

Enquanto o forno esquenta, preparar as batatas de acompanhamento. Eu escolhi as batatas suecas, hasselbackpotatis, ou batatas em leque. A pele das batatas não estava muito bonita, então resolvi descascá-las. Mas elas são até melhores com casca. Colocar dois palitos, um de cada lado da batata, e cortá-la em rodelas, sem chegar até o final, sem tocar a tábua. Um pouco de sal, ervas (usei tomilho) e azeite e elas estão prontas para ir ao forno.


Jogar o molho por cima da carne, levá-la ao forno coberta com papel alumínio (eu uso uma assadeira com uma gradinha em baixo para escorrer a gordura e uma tampa para manter o calor ali dentro). Regá-la de vez em quando depois de uma hora de forno, fazer um corte e verificar se ela está realmente assada por dentro, ao seu gosto (ao ponto ou bem passada). Retirar o papel alumínio e deixar dourar por mais uns 15 minutos.


6 comentários:

  1. Kati bom dia,
    A carne assada ao vinho branco com batatas ficou um ótimo post, muito bem elaborado, a carne estava super macia e muito apetitosa, parabéns.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Kati,linda refeição este lombo de carne ficou uma verdadeira delicia adorei!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. FICOU UMA REFEIÇÃO PERFEITA, ADORO CARNE ASSADA E GOSTEI DESSA BATATA.
    BJ

    ResponderExcluir
  4. ca em casa seria um sucesso ... :)
    bjs

    ResponderExcluir
  5. ca em casa seria um sucesso ... :)
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Kati, ficou linda a sua carne assada. Está com uma aparência ótima!

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...