terça-feira, 22 de maio de 2012

Foie gras com pera e especiarias

Aqui na França, quando se fala em festas e jantares chiques se fala em foie gras. Eu aprecio muito esta iguaria. Por ser caro (e também por pena dos gansos e patos), ele só é consumido em ocasiões especiais, como ceia de Natal, ou jantares de casamento.

A minha ocasião especial foi a chegada do Brasil da minha amiga Mirella, que mereceu um jantar todo especial, com direito ao foie gras. Eu já mostrei nesta receita aqui que eu sou fã da combinação foie gras e peras. Agora eu mostro uma forma simplificada de fazer os canapés com esses dois ingredientes.

Precisamos de:
100g de foie gras
1 pera
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de açúcar
1 boa pitada de noz-moscada, de canela, de cravo e de pimenta do reino
amêndoas sem pele (ver como retirar a pele das amêndoas aqui)

Leve ao forno algumas fatias de pão e as amêndoas.
Descascar a pera e cortá-la em lâminas. Levar ao fogo a manteiga e o açúcar junto com as especiarias até formar uma calda. Juntar as peras e envolvê-las completamente com a calda. Deixar cozinhar uns 5 minutos, ou menos, só para amolecer um pouco as peras.

Enquanto isso, cortar as fatias finas do foie gras, que estava há algumas horas na geladeira. Montar os canapés: sobre uma fatia de pão, colocar um fatia de foie gras, arrumar as lâminas de pera por cima, regar com um pouco de calda e colocar umas amêndoas por cima.

Eu servi com um vinho branco, um gewurztraminer (vinho da Alsácia, encontrado também na Alemanha) que combina perfeitamente com todas essas especiarias.


6 comentários:

  1. Oi Kati,
    Mais uma iguaria, gosto de foie gras embora nunca tenha saboreado junto com pera e amêndoas mas deve ser delicioso. O vinho da Alsácia conheço, o alemão não conheço.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Kati, je suis un grand fan de foi de gras peut importe comment il et consumer, ton petit plat et plus que parfait il me fait déjà saliver!

    Bisous

    ResponderExcluir
  3. Estou amando seu blog, encontrei na blogsfera... e já virei seguidora.
    Se poder me faça uma visitinha e se gostar me siga tbm...


    Bjks

    www.blogdabiane.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Kati. A apresentação do seu prato ficou muito bonita. Parabéns.

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Que espetáculo!

    Eu adoro fois gras, mas aqui no Brasil é impraticável...

    Menina, seu prato ficou nota 1000!

    Congratulações!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...