sexta-feira, 1 de junho de 2012

1) O verão da minha infância (Amantes do Verão)

O primeira tema da brincadeira "As Amantes do Verão" é: o verão da minha infância....
Eu respondo: o verão da minha infância foi aqui:


Imagem retirada daqui.
Praia da Ilha Coroa do Avião (Fonte aqui)
(Igarassu - Pernambuco - Brasil)

Esta ilha fica ao sul da ilha de Itamaracá, pequena com 100 x 500 metros. Pertencente ao município de Igarassu, tem acesso pela ilha de Itamaracá, através de barco ou jangadas que saem da Praia do Forte Orange em Itamaracá. A travessia leva cerca de vinte minutos. Quando a maré está baixa, fica possível também fazer a travessia à pé da ilhota até a praia de Mangue Seco. Na verdade, a Coroa do Avião é um banco de areia utilizado por aves migratórias. É uma ilha bem pequena, onde pode-se contornar em menos de uma hora. Muitos a utilizam para a prática de esportes náuticos. Possui alguns restaurantes que servem ostras a preços bem em conta. Bastante tranquila, com um visual de tirar o fôlego e com um belíssimo por do sol.
Lá se encontra uma estação de estudos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) onde são realizadas pesquisas e capacitação sobre ornitologia, especificamente sobre aves limícolas que migram do Ártico para o litoral brasileiro, em particular para a Coroa do Avião. São desenvolvidas, também, pesquisas nas áreas de cartografia (utilização de aerofotos verticais, 35 mm), Engenharia de Pesca e fontes alternativas de energia, em especial energia solar.

Quando eu era pequena, dos 8 aos 15 anos, morávamos em Olinda - Pernambuco - Brasil, e tínhamos vizinhos muito companheiros. Lá em casa, somos 3 filhos, assim como os vizinhos, e temos idades muito próximas.
Sempre estávamos brincando no quintal/jardim ou lá de casa, ou da casa deles. Brincadeiras na areia, jogos como vôlei, basquete, corrida, boneca (para as meninas), subir em árvores, jogos de tabuleiro... muito mais saudável que ficar vendo televisão trancafiados num apartamento de andar alto, sem contato com a natureza. Nos tínhamos espaço, um jardim enorme, árvores frutíferas, gato, cachorro. Também tínhamos videogame, internet (que veio depois), mas não nos limitávamos a isso.
Muitas vezes aos domingos, eles nos convidavam para um passeio de barco. Eu e a filha mais nova deles, da minha idade, sempre estávamos presentes. Nesses passeios, o destino mais frequente era a ilha de Coroa do Avião. Essa belezinha aqui de baixo.
Um lugar preservado, onde encontramos águas-vivas, mariscos, bolachas de praia, ouriços. Em um trecho, encontramos bares, com frutos do mar fresquinhos e baratos, água de coco geladinha... Em torno, podemos dar uma volta na ilha, no silêncio das ondas do mar, que vem fazer uma carícia nos nossos pés, do vento batendo nos cabelos, das águas transparentes e quentinhas, que nos convidam par um banho aconchegante...
Foi nesse lugar magico que eu passei muitos verões na minha infância, e que eu sempre volto quando estou por perto.
Fica o convite a todos vocês para descobrir esta maravilha, preservando-a com carinho.


Ponta da ilha, parte distante dos bares. Faz bem pra vista, não é?





Passeio de barco em torno da ilha de Itamaracá. A vegetação típica, mangues, resultante do encontro das águas do rio com o mar, ideal para a reprodução de crustáceos e muitos outros animais.



11 comentários:

  1. Olá Kati,
    Conheço bem todos esses lugares paradisíacos menos a ilha Coroa do Avião, adorei o relato de sua maravilhosa infância.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vânia, tendo a ocasião, não perca a visita!
      Vale a pena num dia sem pressa, para relaxar e curtir.
      Beijos

      Excluir
  2. Parece um paraíso!
    Também sou participante do desafio e resolvi visitar os cantinhos de algumas das outras participantes... não sei se terei tempo para todas!

    ResponderExcluir
  3. As Amantes do Verão não é uma brincadeira, é um desafio ;) imagens lindas!

    ResponderExcluir
  4. Delícia de lugar, estive por lá uma vez, de fato boas lembranças...imagino quão bons foram teus verões, e ainda serão claro!

    Adorei as fotos, parabéns pela participação!

    ResponderExcluir
  5. Que infância hein. =) Sempre tive vontade de conhecer o nordeste como um todo.. só cheguei a ir para Fortaleza e isso bem pequena, só lembro das garrafas viradas no chão do beach park. Esse lugar é lindo. Ainda vou lá. =)

    ResponderExcluir
  6. Oi Kati, que lugar lindo! Um privilégio passar os verões neste lugar maravilhoso. Lembrar dos tempos de infância é ótimo, ainda mais quando nos lembramos de tantas brincadeiras divertidas e de como aproveitávamos bem a infância. Hoje os tempos são outros...

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. olá amante do verão, vim cá conhecer outra amante dele
    e hoje é dia de recordar a infancia nada melhor do que neste dia mundial da criança
    kis .=)

    ResponderExcluir
  8. Kati, adorei ler este teu texto e ver as tuas fotografias, neste primeiro tema do desafio! Bem diferente do que estamos habituados, por aqui, mas muito belo. :)
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  9. Olá Kati!

    E que Verões felizes devem ter sido esses da tua infância. Gostei muito de ler o post e de ver as fotografias... um autêntico paraíso na terra. Já estou cheia de vontade de escrever mais sobre viagens possíveis, como num dos últimos posts, em que escrevi sobre uma das ilhas mais remotas do planeta, a Ilha de Pitcairn. Mas o que apetecia mesmo era viajar A SÉRIO, daqui directa para a Ilha Coroa do Avião! ;)

    Beijinhos,
    Olivia

    omundopelaboca.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...