domingo, 10 de junho de 2012

Arroz indiano com frutas secas

Mais uma receita indiana do blog La cuisine de Bernard, arroz de frutas secas, para acompanhar este maravilhoso frango "Butter Chicken". A receita serve perfeitamente para acompanhar outros pratos. Confesso que o arroz fica tão saboroso que pode ser comido puro!

E lá vai a receita:
400g de arroz basmati (usei 250g de arroz basmati, mas arroz branco normal também fica bom)
80g de castanhas de caju
60g de passas
2 cebolas cortadas em meia-lua não muito finas
coentro
sal, pimenta do reino
60g de manteiga clarificada, ghee ou manteiga de garrafa (usei somente 2 colheres de sopa)
2 folhas de louro
4 capsulas de cardamomo (usei 3)
2 bastões de canela (usei somente um pedaço)
2 colheres de sopa de leite
um pouco de "kasuri methi" (feno grego, que eu não usei)

Colocar 2 colheres de manteiga (usei uma) de manteiga clarificada numa panela com as castanhas de caju e as passas. As passas vão inchar e as castanhas vão dourar. Reservar, deixando a manteiga, e juntando mais 2 colheres (juntei mais uma).

Juntar as cebolas e deixar dourar em fogo moderado, até que fiquem douradas. Deixá-las dourar até que fiquem crocantes, mas sem queimar! Reservar as cebolas junto com as castanhas e as passas.

Em outra panela, colocar uma grande quantidade de água, juntar o louro, a canela, o cardamomo, o sal e duas colheres de sopa de manteiga. Quando ferver, juntar o arroz. Faltando 3 minutos para o final do cozimento (ver tempo no pacote do arroz), escorrer o arroz. Retirar as folhas, as capsulas e o bastão de canela. Juntar 3/4 das cebolas, castanhas de caju e passas. Misturar bem.

(Eu cozinhei o arroz com o louro, a canela, o cardamomo e uma pitada de sal num volume de 2 vezes o do arroz, até quase secar a água da panela. Nesse ponto, juntei a cebola, castanha e passas e misturei bem).

Voltar à panela, juntar o leite, mais 2 colheres de sopa de manteiga (não juntei manteiga) e o coentro picado. Deixar cozinhar em fogo baixo mais 5 minutos mexendo devagar para soltar os grãos. Juntar o "kasuri methi" (facultativo).

Servir decorando com o resto das cebolas, passas e castanhas.

Um comentário:

  1. Olá Kati,
    Gosto muito da culinária indiana, atraem-me os sabores, aromas e cores, ótima receita.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...