domingo, 17 de junho de 2012

Bolo de especiarias diet

Lembrando que minha mãe é diabética, e que são os últimos dias dela aqui comigo, resolvi fazer um bolo, usando adoçante culinário (qualquer um que não seja a base de aspartame).

A receita foi a de um dos meus bolos preferidos, o bolo de especiarias, que eu já fiz aqui. O resultado ficou excelente, lembrando que não tem açúcar, o que deixa a textura da massa diferente, mais leve, e o bolo muitas vezes mais seco.

Este bolo não tem fermento na receita. Ele é substituído por uma colher de chá de bicarbonato de sódio e uma colher de chá de vinagre branco. O sabor não é alterado em nada, o que acontece é que a reação entre o bicarbonato e o vinagre faz o efeito do vulcão das feiras de ciências das crianças: bolhas! E isso faz a massa ficar bem aerada, leve, e faz crescer!



Desta forma, pode-se substituir o fermento de uma receita de bolo por bicarbonato de sódio mais um ácido, seja vinagre, seja um suco de limão, por exemplo.

O bolo ficou fofinho, úmido, com um sabor delicioso, e agradou muito a minha mãe! Mal esperamos o bolo esfriar para desenformá-lo e degustá-lo com um café!

Ingredientes:
220g de farinha de trigo
2 ovos
125g de manteiga amolecida
o equivalente a 150g de açúcar em adoçante culinário (aquele para forno e fogão, nunca use aspartame!!)
250mL de leite
1 colher de chá de canela em pó
1,5 colher de chá de gengibre em pó
0,5 colher de chá de noz-moscada
1 colher de sopa de chocolate em pó (o meu foi sem açúcar, só para dar uma cor bonita ao bolo)
3 cravos triturados
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de vinagre branco

Preaquecer o forno a 180°. Bater a manteiga amolecida, juntando o açúcar e os ovos. Numa outra tigela, misturar a farinha de trigo, a canela, o bicarbonato de sódio, o gengibre, a noz-moscada, os cravos triturados e o chocolate. Juntar uma colher da mistura de farinha ao creme de manteiga, alternando com um pouco de leite. Bater até obter uma massa lisa, e então juntar o vinagre. Deitar a massa numa forma de 20x20cm, coberta com papel manteiga e levar ao forno por 40 minutos.

Lembrando que o bolo fica pequeno. Se precisar fazer para mais pessoas, dobre a receita sem medo!





6 comentários:

  1. Olá Kati,
    Que bolo bonito, imaginei que a quantidade de bicarbonato de sódio e vinagre fosse maior, ficou com aparência muito apetitosa, adorei a dica.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. FICOU LINDO E PARECE TER FICADO BEM MACIO.
    GOSTEI.
    BOM DOMINGO
    BJS

    ResponderExcluir
  3. Bolo bonito e cheio de cuidados. Que lindo! Além de bonito, ele ficou com um aspecto bem macio mesmo e deve ter ficado uma delícia. Ai ai...Não vejo a hora de ver minha mãe também. =)

    ResponderExcluir
  4. Oi Kati. Gostei muito da sua receita!!

    Abraços, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, você falou que o bolo era sem açúcar mas na receita fala 150g de açúcar... Fiquei sem entender. É para colocar adoçante na quantidade equivalente a 150g?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Como os adoçantes são diferentes, dependendo do que você usar tem que ver a quantidade equivalente a 150g de açúcar.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...