quarta-feira, 13 de junho de 2012

Estrogonofe de frango

Já falei que sempre paquero com frutas e legumes na feira. Desta vez aconteceu com alguns cogumelos de paris muitos simpáticos. Trouxe meio quilo dos mais fresquinhos e bonitos que eu achei. Eles chegaram lá em casa e minha mãe viu de cara que eles estavam pedindo para virar estrogonofe. De frango, por favor.


Acho que isso é meio para se vingar (de brincadeira, claro) da época em que eu não comia cogumelos. Fiz um post sobre minha história com eles aqui, nesta Sopa de Cogumelos.

Hoje em dia, que eu gosto, como e ate compro para cozinhar, o estrogonofe veio como a redenção de tantos estrogonofes feitos pela minha mãe e que eu implorava para não botar cogumelos. Isso porque cogumelo no molho se disfarça tão bem que a gente só percebe que é ele quando já está na boca. Na época, eu não gostava. E viva a evolução do paladar!

Peguei esta receita no site da Nestlé, e fiz a metade.

Para 4 boas porções:
500g de peito de frango
sal, pimenta do reino e suco de limão para temperar
2 colheres de sopa de manteiga (usei azeite)
1 cebola picada
2 colheres de sopa de conhaque (usei cachaça)
100g de cogumelos (usei 500g de cogumelos de paris frescos refogados no vinho branco - atenção, depois de refogados, o volume reduz MUITO, acho que deu uns 200g)
3 colheres de sopa de purê de tomate (usei 1 lata de tomates pelados de 400g)
1 colher de sopa de mostarda (usei de dijon, ardidinha)
1 colher de sopa de catchup (não tinha)
1/2 lata de creme de leite

Temperar o frango com sal, pimenta do reino e limão. Em uma frigideira grande, derreter uma e meia colher de sopa de manteiga azeite e dourar o frango, aos poucos, em fogo alto. Retirar a carne e colocar a manteiga o azeite restante. Dourar a cebola, juntar o frango. Despejar o conhaque a cachaça, esperar aquecer e incline levemente a frigideira para que o conhaque incendeie. Aguardar acabar a chama. Juntar os cogumelos, tampar a frigideira e deixar por alguns minutos. Acrescentar o purê de tomate os tomates pelados, desmanchá-los com um garfo, juntar a mostarda e o catchup, misturar bem. Abaixar o fogo, deixar por cerca de 5 minutos, com a frigideira tampada. Incorporar delicadamente o creme de leite e retirar do fogo antes de ferver. Servir com arroz branco.


3 comentários:

  1. Oi Kati,
    Pena não conseguirmos no nordeste cogumelos assim fresquinhos, gosto muito de cogumelos, ficou muito apetitoso o estrogonofe.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. EU ADORO COGUMELOS , COSTUMO USAR ENLATADOS MAS QUANDO VOU AS COMPRAS E VEJO FRESCOS TRAGO.
    GOSTEI DESSE ESTROGONFE, FICOU MESMO UMA DELICIA.
    BJ

    ResponderExcluir
  3. Nossa Kati to aqui salivando! Adoro cogumelos!
    Bjossss
    Mel

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...