segunda-feira, 18 de junho de 2012

Frango com todos da Natércia

Estava eu olhando o blog da Natércia, o Fiel ao Tacho e eis que eu me deparo com esta receita: Frango com Todos. Nome curioso (pelo menos para mim), resolvi espiar mais um pouco e adorei o que eu vi. Um frango com tudo, arroz, frutas, especiarias, temperos...não precisa de mais nada!

Eu sou chegada nesses pratos de arroz + frango + outros, tanto pela praticidade (usa somente 1 panela), quando pelo tempo de preparo (geralmente o tempo de cozimento do arroz + um tempinho de preparação), eu posso levar tranquilamente na minha marmita para o trabalho, e acima de tudo, é gostos! E como!



Eu modifiquei ligeiramente a receita, juntei cenoura ralada, que não tinha no original. E mudei um pouquinho o modo de preparo, refogando o frango com as especiarias antes de colocar a água. Isso deve-se ao fato de eu ter usado peito de frango ao invés do frango inteiro, eu queria que ele ficasse bem macio e bem apurado no sabor das especiarias.

Fiz assim:
2 peitos de frango grandes (uns 500g)
2 dentes de alho picados
sal e pimenta do reino, suco de 1 limão
2 colheres de sopa de manteiga
1/2 xícara de chá de passas
1/2 xícara de chá de damasco seco picado
1 colher de chá de açafrão da terra (cúrcuma)
1 cebola picada
2 cenouras picadas
1 pau de canela
1 colher de sopa de açúcar
1 xícaras de chá de arroz
2 e 1/2 xícaras de chá de água

Cortar o frango em pedaços, temperar com alho, sal, pimenta, raspas e suco de 1 limão. Deixar repousar durante 1 hora. Ralar a cenoura, picar o damasco e a cebola.
Em uma panela grande, derreter a metade da manteiga, juntar o pau de canela e o cúrcuma e dourar o frango. Reservar. Juntar o resto da manteiga, dourar as passas, o damasco. Quando as passas estiverem estufadas, juntar o açúcar e a cebola e deixar dourar mais. Juntar o arroz e mexer até envolvê-lo bem na manteiga. Juntar o frango e a água. Deixar cozinhar até secar a água no fogo baixo, panela semi tampada.

Decorar com rodelas de laranja.

5 comentários:

  1. Oi Kati,
    Estavam todos na festa do frango, ficou um prato colorido e com delicioso sabor devido as especiarias, muito boa receita, parabéns às duas.
    Boa semana, beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. FICOU UMA MARAVILHA, GOSTO DESSA COMBINAÇÃO DE INGREDINTES.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderExcluir
  3. Oi Kati. Seu frango ficou com uma aparência deliciosa!! Boa semana pra você.

    Abraços, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que prato lindo que ficou beijos

    ResponderExcluir
  5. O nome é curioso mesmo.. mas dá nome a uma receita super gostosa. Imagino o cheiro dessa mistura na casa toda e como deve ter ficado super saboroso.. O seu frango ficou lindo e altamente convidativo. Meus parabéns.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...