sábado, 9 de junho de 2012

Frango indiano com castanha de caju "Butter chicken"

Faz um tempo que eu sou seguidora de um blog (francês), La cuisine de Bernard. Uma vez ele ganhou um prêmio de melhor blog, mesmo fazendo um blog meio intimista, sem muita publicidade, coisa simples mesmo. A qualidade vem das receitas, que são testadas à exaustão até chegar no ponto que ele aprove, e então ele publica. As suas fontes são normalmente viagens pelo mundo, onde ele testa receitas locais de sucesso. Além de tudo, o blog é muito bem explicado, com fotos de cada etapa, impossível seguir uma receita dele e dar errado! Tem uma parte de receitas brasileiras, até o bolo de rolo que ele fez ficou bom! Quem conhece sabe que é bem difícil de fazer, eu nem me atrevo. Admiro quem o faz.

Enfim...ele fez uma viagem a Bangalore, sul da Índia, onde fez um curso de culinária, e conheceu uma indiana que aceitou que ele publicasse sua receita (a Manju). E nos presenteou com esta receita, o "Butter Chicken" de Manju, um frango com molho de tomate, cebola, especiarias e um toque de castanhas de caju. Divino! Merci, Bernard pour ce cadeau!



Aqui vai a receita! Os ingredientes são fáceis de encontrar, e o sabor nos leva direto à Índia. Transcrevo a receita original de Bernard, com meus comentários e pequenas adaptações.

3 ingredientes são mais difíceis de encontrar:
  • o garam-masala (uma mistura de especiarias, que pode ser feita com pimenta do reino, cominho, canela, cravo, noz moscada e sementes de coentro. Colocar numa panela para aquecer os ingredientes, sem torrá-los. Depois passar no moinho ou no processador, até reduzir a um pó);
  • a pasta de alho e gengibre (que eu fiz em casa, super fácil, receita aqui);
  • e o "kasuri methi", que são folhas desidratadas de feno grego (não usei).
Receita para 4 pessoas (que lá em casa, rendeu 6 porções):
Para marinar o frango:
500g de peito de frango
70g de iogurte natural (meio pote)
1/2 colher de chá de garam-masala
1 colher de chá de pimenta em pó (usei purê de pimenta)
2 colheres de sopa de óleo
2 colheres de sopa de suco de limão
1 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de pimenta do reino
1 colher de chá de pasta de alho e gengibre

Para o molho:
50g de manteiga (usei somente 25g)
1 colher de sopa de óleo
2 cebolas
2 colheres de chá de pasta de alho e gengibre
1 colher de chá de páprica doce
1 colher de chá bem cheia de açúcar
500g de molho, purê ou polpa de tomate (usei 400g)
80g de castanha de caju
50g de creme de leite
uma pitada de "kasuri methi" (não usei)

Juntar todos os ingredientes da marinada num recipiente. Misturar bem. Cobrir com um filme plástico e levar ao refrigerador por pelo menos 3 horas, ou uma noite inteira (eu deixei uma noite inteira).


Na hora de preparar, aquecer bem uma panela, sem juntar óleo, nem nada. Grelhar os pedaços de frango sem a marinada, virando dos dois lados. Retirar do fogo quando estiverem dourados, mesmo sem estar completamente cozidos por dentro. Reservar num prato.



Para preparar o molho, começar passando no processador 2 cebolas até que os pedaços fiquem pequenos, mas não uma pasta. Num wok, ou panela equivalente (panela larga com bordas altas), colocar a manteiga e o óleo. Juntar as cebolas picadas, e deixar cozinhar em fogo moderado, mexendo de vez em quando. As cebolas começam a dourar e pegar uma cor de caramelo.


Juntar a páprica doce e a pasta de alho e gengibre. Mexer bem e cozinhar durante 2 minutos.


Juntar o molho de tomate e o açúcar. Deixar cozinhar 5 minutos.


Enquanto isso, colocar as castanhas de caju no liquidificador junto com meio copo de água. Bater até obter um creme. Colocar o creme de castanha no molho, e juntar 200mL de água no liquidificador para aproveitar o restinho das castanhas, mexer bem e colocar no molho (nada se perde, tudo se aproveita!). Deixar cozinhar até que o molho engrosse um pouco, uns 10 minutos.


Juntar o frango grelhado com o molho que ele formou (juntei também o restinho da marinada). Colocar as folhas de feno grego numa panela em fogo moderado para tostá-las um pouco. Depois basta esmagá-las com as mãos para obter um pó. Juntar o pó ao molho (não usei o feno greco).
Juntar o creme de leite e deixar cozinhar até obter um molho bem cremoso que cobre generosamente a colher.


Servir com arroz branco ou com arroz de frutas secas, receita que pode ser acessada por aqui.

Meus comentários:
1) Ficou delicioso!
2) A receita usa bastante manteiga, fiquei assustada com a quantidade e diminui, só usei o mínimo necessário. Deve ser por isso que se chama "Butter Chicken", de manteiga em inglês.
3) Ficou delicioso!
4) Ao contrário do que se pensa das comidas indianas, esta não é picante!
5) Ficou delicioso!
6) As duas últimas fotos do passo a passo foram tiradas com outra máquina, depois que a minha descarregou, por isso a cor do molho aparentemente mudou. Acho até que mudou um pouco, com o creme de castanha de caju e o creme de leite.
7) Ficou delicioso!
8) Servi com arroz de frutas secas, igualmente delicioso!
9) Ficou delicioso!
10) O creme de castanha de caju deixa a textura do molho mais espessa, além de um gosto muito bom.
11) Recomendo! Mas digo logo que demora um pouco para preparar. E tem que ter paciência enquanto estiver cozinhando. Não é receita instantânea.
12) Deve ser por isso mesmo que fica delicioso! Dá tempo de incorporar o sabor das especiarias ao molho e ao frango.
13) O frango fica bem macio, com a carne tenra, mas não se desmancha, e com sabor. Isso deve-se ao fato de tê-lo grelhado antes. Ele não fica se esfarelando como quando é somente cozido num molho. Grelhar ajuda a selar a superfície para deixar cozinhar por dentro, no molho.
14) Quem quiser pode juntar folhas de coentro por cima.

12 comentários:

  1. Olá Kati,
    Os pratos indianos normalmente são trabalhosos e demorados, mas sempre compensa, adorei a receita do frango e o resultado conseguido, acredito que fica mesmo delicioso.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Trabalhosa, demorada, principalmente quando a gente não deixa tudo prontinho antes. Mas o maior trabalho foi que eu fiz com um arroz de frutas secas, receita de amanhã, e ai foi trabalho dobrado!
      Mas valeu a pena!
      Beijos

      Excluir
  2. Butter chicken foi a minha primeira paixão na comida indiana. Durante muito tempo foi o meu favorito e ainda hoje, se for bem feito, é bem capaz de me conquistar :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ondina, eu já comi muitos pratos indianos, mas este, por ter a receita tão bem detalhada, tão cheia de capricho, já virou um dos meus preferidos!
      Beijos

      Excluir
  3. Minha amiga,

    Bon jour!

    Não vou poder esperar...terei que experimentar esse frango com urgência! Gente, que coisa tão boa! só me preocupo em nao encontrar o feno grego, mas se você também não usou, eu acho que tudo bem n'est pas?

    Te conto! agora vou lá no blog do Bernard, fiquei curiosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, o gosto que o feno grego dá eu não sei. Mas te garanto que a receita não precisa de mais nada para ser perfeita, como tudo o que o Bernard publica!
      Pode, sim, fazer sem, você não vai se arrepender!
      Beijos!

      Excluir
  4. OI Kati, que beleza de receita, sou uma grande apreciadora da culinária indiana, tinha uma amiga vizinha indina que preparava pratos deliciosos, e esse era um deles, de fato fica delicioso, e bem demorado, ela fazia com paciência e ficava horas na cozinha. Adorei essa receita, pois se tinha uma coisa que ela não fazia era compartilhar suas receitas hehe. Adorei. Fiquei super admirada do seu amigo francês realizar a receita do bolo de rolo. Como brasileiras que somos, deveríamos saber, mas nem me atrevo rsrs.Bjos excelente final de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josy,
      em uma época eu dividia apartamento com uma indiana, que fazia pratos deliciosos! O problema é que os temperos que ela usava eu não conhecia e nem sabia como usar! A mãe dela fazia pratos de fazer a gente cuspir fogo, mas igualmente deliciosos. Somente com uma receita que diz exatamente o que usar e em que momento a gente é capaz de decifrar a montanha de especiarias que eles usam!
      Beijos

      Excluir
  5. Oi Katie! Que primor de receita!! Super detalhada, amei! Esse frango deve ser divino!!
    Bjossss
    Mel

    ResponderExcluir
  6. Oi Kati. Que luxo de receita. Muito boa mesmo. Deve ficar deliciosa. Parabéns pela explicação e já vou lá conhecer o blog do Bernard.

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. NUNCA COMI COMIDA INDIANA MAS ACHO QUE IA GOSTAR POIS ESSE FRANGO ESTA COM UM ASPECTO FANTÁSICO.
    AGORA VOU CONHECER O BLOG DO BERNARD POIS ESTOU CURIOSA.
    BOM FIM DE SEMANA
    BJS

    ResponderExcluir
  8. Convido-te a conhecer um Homem de papel
    Convido-te a olhá-lo num espelho de água

    Mágico beijo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...