sexta-feira, 8 de junho de 2012

Guacamole

Depois que eu provei abacate nas receitas salgadas, por mais estranho que tenha sido no início, agora não o uso mais em receitas doces. Até porque bolos e sobremesas passam muito pouco pela minha cozinha. Quem acompanha meu blog já sabe. Prefiro frutas in natura, com iogurte, ou um bolinho de vez em quando. Coisa simples.

E de vez em quando eu compro abacate pensando em fazer guacamole. A receita veio de colegas mexicanos, chilenos, colombianos, que apreciam muito o abacate com sal. Muitas vezes somente isso, abacate e sal.

Mas para dias especiais, o abacate ganha companhia de tomates picados, coentro, limão, alho, entre outros. A receita varia em torno de alguns ingredientes. Algumas vezes leva cebola picadinha (não a minha! eu não gosto de cebola crua), outras pimenta, outras são bem caprichadas no alho... depende dos ingredientes que temos em casa.



A minha receita desta vez levou:
2 abacates maduros (daquele pequeno, com a casca escura, quase preta e bem rugosa, diferente dos enormes verdes e bem lisos que encontramos no Brasil)
2 tomates sem sementes picados
2 dentes de alho amassados várias vezes até virar um creme
suco de 1 limão
1 colher de sopa de coentro picado
1 pitada de purê de pimenta
sal e pimenta do reino

Retirar a polpa do abacate, amassar com o suco de limão até virar um purê. Juntar o resto dos ingredientes. Temperar com pimenta do reino e sal.

Servir com torradinhas, pão em rodelas ligeiramente aquecido no forno.

8 comentários:

  1. Olá Kati,
    Guacamole é muito agradável, nutritivo, nunca comi com pão, vou experimentar, linda guacamole.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Deve ser mt bom nunca provei mas o aspecto é mt apetitoso!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Kati eu também demorei a aderir o abacate em receitas salgadas, mas também adorei depois de provar! Tenho feito bastante também o guacamole e colocado o abacate em fatias nas saladas de folhas verdes!!! Ótimo e saudável, mas sem exagerar pq é muito calórico...
    bjosss
    Mel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mel!
      Pois é, o abacate ainda em comidas salgadas é bem interessante. Nas receitas salgadas, com camarão, com laranja, e folhas verdes, por exemplo. Bem calórico, sim, mas a gordura dele é saudável! Melhor um abacate do que um monte de batatas fritas!
      Beijos e até breve!

      Excluir
  4. Ahh Kati esqueci de te dizer que amanhã no meu bloguito vou mostrar a tapioca que eu fiz. Fiquei com vontade depois de ver a sua e a da Vânia! Passe lá pra ver!
    Bjosss
    Mel

    ResponderExcluir
  5. Olá Kati. Eu não consegui me adaptar ao abacate com comida salgada em uma viagem que fiz. É algo muito diferente para o meu humilde paladar, rsrs. Mas este seu guacamole está com uma aparência muito boa! Bom final de semana.

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Amoo Guacamole..
    Q delícia..!

    Amore, vim agradecer a sua participação na Blogagem coletiva..
    Adoreii ♥

    Beijocas :*
    Ótimo Feriadão ")

    ResponderExcluir
  7. Adoro guacamole Kati, esse seu ficou lindo e saboroso do jeito que gosto e como vc, prefiro a fruta in natura. Adorei sua receita. Bjocas ótimo final de semana

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...