quinta-feira, 14 de junho de 2012

Molho vermelho - berinjela e pimentão

Aqui na França existe um molho de berinjela com pimentão que eu adoro! Comprei um dia para variar o cardápio e virei fã. Pode-se comer com legumes, pão, massas, almôndegas, arroz, ovos, com o que quiser.



Por ser um molho do comércio, ele tem suas desvantagens, como seu alto teor de sal, de óleo (que sem duvida não é azeite de boa qualidade), e corantes e conservantes, além do preço (2€ ou 3€ por um potinho de 150mL). Um dia por acaso, encontrei a receita de um molho que promete substituir com larga vantagem este do comércio. Anotei na hora! Fiquei esperando pacientemente ter um pouco de tempo para me dedicar à cozinha, e agora que é a época das berinjelas e dos pimentões nas feiras, aproveitei!

Ingredientes:
1 berinjela
1 pimentão verde (usei vermelho)
óleo de girassol (usei azeite de oliva)
2 echalotas (pode ser 1 cebola)
2 dentes de alho
1 lata (400g) de tomates pelados, ou de polpa de tomate
1 pitada de açúcar
1 colher de chá de aroma natural de manjericão (não usei)
orégano, tomilho, salsa (usei coentro)

Preparação:
Lavar e cortar o pimentão e a berinjela em cubos. Picar bem as echalotas e o alho.
Dourar as echalotas num fio de óleo, sem deixar dourar. Juntar os cubos de berinjela e de pimentão. Mexer com uma colher de pau durante 5 minutos, juntar a polpa de tomate com um pouquinho de água (para limpar a lata). Juntar o alho, o tomilho e o orégano, o açúcar e o aroma de manjericão (não usei). Deixar cozinhar em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Juntar um punhado de salsa e passar o molho no mixer ou no liquidificador. Acertar o tempero (eu juntei mais uma pitada de sal, algumas ervas de provença, pimenta do reino, páprica doce e pimenta calabresa).

Esta pronto para usar!

Rende mais de 1L de molho. Dividi em 3 partes, congelei 2 para usar depois. Servi num pão caseiro, feito com farinha multicereais e queijo gouda com sementes de cominho.



13 comentários:

  1. Olá Kati,
    A primeira e última fotos dão vontade de ir até à França provar o molho, pela aparência do molho do pão e o queijo, que fome, belíssimas imagens.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. OI Kati. Este seu molho ficou com uma cor maravilhosa! Mesmo não sendo muito fã de pimentão, provaria este molho com muito gosto :).

    Um abraço, Fabiana.
    http://sabornoprato.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Kati.
    Nossa, que delicia!
    Adorei.
    Adorei tbm o seu blog. Ja sou seguidora.
    Um bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carminha!
      Seja bem-vinda e sinta-se em casa!
      Beijos

      Excluir
  4. que delicia deve ser êsse seu molho..tô levando comigo..para fazer...gostei muito..bjo grande

    ResponderExcluir
  5. Olá Kati,
    Nunca comi nada parecido com este creme de barrar de beringelas, mas acredito que seja uma delicia, pois os ingredientes assim o apontam.
    O pãozinho que se vê na imagem também merece honras de receita aqui, esta lindo a apetitoso!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lenita
      o molho tem um sabor que lembra a ratatouille, se você conhece.
      E o pão aparecerá em breve aqui.
      Beijos

      Excluir
  6. Super original mesmo!!!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Hummmmm.... Lenita que delicia, adorei esse molho, gosto muito de pimentões e berinjelas, e a cor ficou linda.Gostei demais. Bjos

    ResponderExcluir
  8. TEM MESMO UM ASPECTO DELICIOSO E UMA LINDA COR.
    BJS

    ResponderExcluir
  9. Minha amiga, não me lembro de ter visto esse molho a venda por aqui...seria talvez tipo uma tapenade? talvez...o fato é que me encantei...e claro que pretendo fazer...qualquer hora volto com o meu...rss...me aguarde!

    Grande abraço, e obrigada pelo carinho de sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, querida!
      Podemos sim, considerar como um molho ou pasta para o aperitivo, petisco, para passar no pão, tipo tapenade. Na verdade, este molho, pelo menos aqui, é vendido ao lado dos molhos de tomate, junto com o molho pesto e pesto rosso. Eles dizem que é para misturar com massa (ou arroz, ou o que quiser). Mas eu achei o molho tão gostoso que eu quis comer puro somente com pão.
      Prove, prove, mas aviso que rende muito!
      Beijos

      Excluir
  10. Adorei esse molho... E nada mais bonito do que substituir potes comprados no comércios por potes cheios de coisas feitas em casa, com o salvaguardo do lado caseiro de ser. =)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...