quinta-feira, 28 de junho de 2012

O que fazer com doce de leite em barra?

Gente, precisa de uma ajuda.

Entre as minhas relíquias de contrabando trazidas pelos amigos e familiares brasileiros e outras compradas por lá, encontrei uma barra de doce de leite.


Imagem tirada daqui.


Eu já não consigo comer doce de leite assim, puro, é açúcar demais para as minhas papilas gustativas. Então fique matutando o que eu poderia fazer com a pobrezinha, esquecida e abandonada no fundo do armário.

Eu sei que o doce de leite em creme eu posso servir com pão, torrada, crepe, waffles, com o que vier! Fiz até um mil folhas de doce de leite com nozes e mascarpone (que quebrou um pouco o açúcar). Mas e o em barra???

Sei também que a goiabada pode ser derretida, com um pouquinho de água (isso é uma solução para outra parte dos meus problemas, porque eu tenho 3 potes de goiabada, mas não tenho pressa em usá-los, com ela as receitas afloram facilmente). Mas o doce de leite em barra pode ser derretido para virar creme? O que fazer com ele?

Alguém tem alguma sugestão de receita em que eu possa usá-lo? Prometo fazer e mostrar aqui depois.

Obrigada a todos!

(Ah, se todos os meus problemas fossem tão difíceis quanto este! rs)

16 comentários:

  1. POR AQUI (ITÁLIA)
    SE ENCONTRAM DOCE DE LEITE NO VIDRO, UMA DELICIA,
    MAS EM BARRA NUNCA VI.


    BACI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O doce de leite de vidro é o cremoso, que todos nós conhecemos bem. O doce de leite em barra, eu acho, leva mais açúcar para endurecer, podendo ser cortado em quadradinhos com uma faca, e eu acho que ele se conserva mais tempo.
      Quando eu fizer algo com ele, publico uma foto.
      Beijos e obrigada pela participação.

      Excluir
  2. Eu adoro doce de leite em barra mais é bem doce beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luci,
      Sim, é bem mais doce...por isso não gosto de comê-lo assim. Mas ele vai ganhar vida nova...aguarde e confie!
      beijos

      Excluir
  3. olha querida tudo bem sou brasileira e quando compro ele eu coloco em uma panelinha com um pouco de leite ....e vou misturando até derreter ..aí acrescento 1 lata de cremne de leite sem soro ..deixo dar uma fervidinha e coloco gotinhas de baunilha depois de tirar do fogo.....faço recehios de bolos e recheio sde cupcakes ..ficam divinos ou até para acompanhar sorvetes e crepes..espero que vcv tenha gostado da minha dica ..venha conhecer minha cozinha
    www.artesdasadhianacozinha.com
    bjokas boa quinta feira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sadhia
      Obrigada pela dica. Vou tentar derreter com leite ou creme de leite, e assim diminuir o açúcar e deixá-lo cremoso.
      Entrei no seu cantinho e adorei o que eu vi!
      Vou voltar mais vezes!
      Beijos

      Excluir
  4. Oi Kati voltei, é que fui almoçar estava morrendo de fome.
    Então amiga, não faço idéia tbém do que vc poderia fazer com o doce de leite em barra, vc não poderia derreter, com leite? Acho que fica cremoso e dá pra usar pra recheios, sei la miga, desculpe mas estou sem idéias, pois nunca comprei doce de leite em barra. Mas com certeza vc fará bom uso. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josy,
      tá todo mundo falando que eu posso derreter com leite, ou creme de leite. Vou tentar. Depois conto o que aconteceu!
      Obrigada pela participação e pela confiança!
      Beijos

      Excluir
  5. Olá Kati,
    acho o doce de leite em barra muito enjoativo, o melhor
    que vc possa fazer é picar em pedacinhos e acrescentar mais
    leite, levá-lo ao fogo até ele engrossar e fica com uma consistência
    de leite condensado depois de frio.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréa,
      eu também acho, ele tem mais açúcar do que eu consigo comer por porção. Vou fazer isso mesmo, derretê-lo com leite e usá-lo em um recheio, num bolo, numa torta, o que vier!
      Obrigada pela dica!
      Beijos

      Excluir
  6. Olá Kati.Eu tenho um lema na culinária tudo se aproveita.São nessas situações que surgem receitas inusitadas.Não tenha medo de arriscar.Invente.Crie uma receita nova e depois divida com as leitoras.Faça um recheio com creme de leite ou requeijão cremoso em uma torta onde o recheio vai ao forno, la dentro esse doce irá derreter e se misturar com o creme e você criará uma receita só sua.Vi seu endereço no blog quitutesdaandrea e vim te conhecer.Venha me fazer uma visita também.Beijos.
    Vanderleia blog: http://comeresocomecar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Léia,
      temos o mesmo lema na culinária: zero desperdício! Por isso queria aproveitar da melhor maneira este doce de leite.
      Obrigada pela participação, e eu já fui visitar teu blog!
      Beijos

      Excluir
  7. Ah... derrete e faz isso aqui..dá oito porções.

    Petit Gâteau de doce de leite

    200 g de doce de leite pastoso
    100 g de manteiga
    60 g de açúcar
    40 g de farinha de trigo
    2 gemas
    2 ovos

    Leve o doce de leite e a manteiga ao microondas para derreter, misture bem para homogeneizar a mistura. Adicione os ovos e as gemas e misture bem. Incorpore a farinha e o açúcar peneirados. Unte as forminhas com manteiga e farinha e coloque a massa. Asse em forno preaquecido (200ºC), por 10 minutos.

    Sobrando, manda um pedaço para mim.. rsrs
    Eu queria ter problemas docinhos assim na vida. =)
    Boa sorte na empreitada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréa!
      Gostei mesmo! Acho que a minha "cara metade" também vai adorar, visto que ele é fã de doce de leite, igual formiga!
      Isso me deu ideias...será que com goiabada também fica bom? Depois te conto!
      Duvido muito que sobre um pedaço, mas eu compartilharei as fotos!
      Beijos e obrigada pela força!

      Excluir
  8. Oi Kati, gostei muito do seu blog. Esyou também procurando como derreter o doce de leite, pois ganhei uma barra enorme e não estou conseguindo comer, estou querendo acabar com ela logo. Vc já descobriu como derreter? Não encontrei nada sobre isso ainda :( Obrigada e parabéns pelo blog! Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria Rachel!
      Obrigada pelo carinho. Sim, encontrei uma solução para o doce de leite em barra. Basta cortá-lo em pedacinhos e levar ao fogo baixo numa panelinha com um pouco de água, mexendo de vez em quando. Se ficar muito consistente, pode adicionar mais água, sabendo que ele engrossa um pouco mais quando esfria totalmente. Quando estiver todo derretido, basta colocar num pote de vidro e conservar na geladeira. Depois é só consumir, sabendo que o açúcar conserva o leite por bastante tempo.
      Algumas receitas para usar o doce de leite derretido:
      http://katmont.blogspot.fr/2013/07/creme-tipo-danette-de-doce-de-leite-e.html
      http://katmont.blogspot.fr/2014/02/tiramisu-de-banana-com-doce-de-leite.html
      http://katmont.blogspot.fr/2013/01/bolo-de-doce-de-leite.html

      Beijos

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...